Literatura Científica e Técnica

  • Bases Especializadas Nacionais

    Acesso à literatura científica em Saúde nas bases de dados bibliográficas especializadas nacionais; mantidas pelas instâncias das BVS Temáticas Certificadas e pelo resultado do trabalho cooperativo entre as instituições participantes de seus Comitês Consultivos. Acesso a diferentes tipos de documentos e artigos em texto completo.

      • BBO_Bibliografia Brasileira de Odontologia
        Bibliografia Brasileira de Odontologia - BBO - é uma base de dados da literatura nacional na área de odontologia, editada a partir de 1966, sob a responsabilidade do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia da USP. Contém livros, teses, publicações periódicas, assim como artigos de autores nacionais publicados em revistas estrangeiras e não especializadas. Em colaboração com o Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO) reúne, a partir de 1991, a produção científica nacional na área, estando disponível nos formatos online e em CD ROM, a partir da 17ª. edição da LILACS.

     

      • BDENF_Base de Dados de Enfermagem
        BDENF é uma base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde/UFMG. Nasceu em 1988, numa tentativa de facilitar o acesso e a difusão das publicações da área, normalmente ausentes das bibliografias nacionais e internacionais. Desenvolveu-se com o patrocínio do PRODEN - Programa de Desenvolvimento da Escola de Enfermagem / UFMG e convênio estabelecido com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME, com o compromisso de alimentar a Base de Dados LILACS. Inclui referências bibliográficas e resumos de documentos convencionais e não convencionais, tais como: livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicações periódicas, gerados no Brasil ou, escritos por autores brasileiros e publicados em outros paises. Uma Sub-Rede Brasileira de Informação em Enfermagem - SURENF, da qual a Biblioteca J. Baeta Vianna é coordenadora, se encarrega da coleta, processamento e armazenamento de informações pertinentes ao tema, mantendo esta base de dados constantemente atualizada. Supre a ausência de uma Bibliografia Brasileira de Enfermagem, incluindo também documentos retrospectivos.

     

      • COLECIONA-SUS_Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS
        Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS. Catálogo que compreende a produção bibliográfica e institucional do Ministério da Saúde, entidades vinculadas e/ou descentralizadas e demais organizações do Sistema Único de Saúde (nível estadual e municipal).

     

      • HOMEOINDEX_Bibliografia Brasileira de Homeopatia
        HOMEOINDEX é uma base de dados bibliográfica da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática. Criada pela BIREME e a Equipe de Indexação da APH-Associação Paulista de Homeopatia, utiliza a metodologia LILACS para ordenação, indexação, controle e disseminação de todo material bibliográfico em homeopatia. Possui mais de 7.000 artigos de periódicos indexados que estão publicados nas principais revistas homeopáticas mundiais.

     

    • Psicologia_Diversas Bases de Dados

      Index Psi Divulgação Científica
      Base de dados referencial cobrindo a literatura de divulgação científica em Psicologia e áreas afins. Inclui mais de 2.487 referências e resumos de artigos de 9 revistas brasileiras publicadas desde 1983. É mantida pela Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - ReBAP.

      Index Psi (psicologia)
      Base de dados que reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo quando disponível em um portal reconhecido com mais de 36.900 itens. É mantida pela Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia– ReBAP e coordenada pela Biblioteca Virtual de Psicologia do Brasil.

      Index Psi TESES
      Contém informações de mais de 6.700 dissertações e teses defendidas no Brasil na área de Psicologia, possibilitando o acesso ao texto integral quando disponível

    • RIPSA_Bibliografia em Indicadores da Saúde

      Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a OPAS, a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

      Atos Normativos
      Documentos legais sobre a constituição e operação da RIPSA.
      Fichas de Qualificação
      O principal instrumento de orientação técnica ao usuário do IDB é a Ficha de Qualificação, que expõe os conceitos e critérios específicos adotados com relação a: Conceituação, Interpretação, Usos, Limitações, Fontes, Método de cálculo, Categorias sugeridas para análise, Dados estatísticos e comentários.
      RIPSA Literatura de Consulta
      Publicações selecionadas sobre os temas discutidos pela RIPSA.
      Produtos
      Publicações técnicas de referência sobre indicadores em saúde, desenvolvidos pela RIPSA.
      Relatórios
      Acessso a relatórios técnicos desenvolvidos pela rede RIPSA.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Catálogo de revistas científicas

    Portal que disponibiliza informação sobre a descrição bibliográfica dos títulos de revistas científicas da área da Saúde. Fornece aos usuários acesso ao formato eletrônico das coleções das bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS (Seriados em Ciências da Saúde). São mais de 13 mil registros de revistas nacionais e internacionais indexadas nos principais índices bibliográficos da área da Saúde.

  • Ciências da Saúde em Geral

    Acesso à literatura técnico-científica por meio de consulta a bases de dados bibliográficas nacionais e internacionais, permitindo, a partir das referências bibliográficas recuperadas, link para documentos na íntegra disponíveis on-line ou por meio do serviço de acesso ao documento original - SCAD.

      • LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
        LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 350 mil registros, e outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

     

      • MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde
        MEDLINE é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.

     

      • SciELO - Scientific Electronic Library Online
        SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é uma publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos em texto completo disponível na Internet.

     

     

    • LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe
      LEYES é uma base de dados sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe, coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Políticas e Sistemas de Saúde (HSS/HP/OPAS) e pela BIREME. Contém referências bibliográficas da legislação em saúde vigente em mais de trinta países da América Latina e do Caribe, podendo também conter o texto completo ou link para o mesmo.
    [ ← Show Excerpt ]
  • DeCS - Terminologia em Saúde

    DeCS é um vocabulário controlado da áera de Ciências da Saúde, desenvolvido a partir do MeSH (Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine) com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa nos idiomas inglês, português e espanhol, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação independentemente do idioma.

  • LIS - Localizador de Informação em Saúde

    Catálogo de fontes de informação em saúde disponíveis na internet e selecionadas segundo critérios de qualidade. Descreve o conteúdo destas fontes e oferece links para as mesmas na internet.

  • SCAD - Serviço de cópia de documentos

    O Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento - SCAD, provê o acesso a documentos da área de Ciências da Saúde.