Sobre a BVS

  • O Portal

    Explica os objetivos, características e desenvolvimento do portal.

    Como parte integrante da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe, a BVS Brasil tem por objetivo convergir as redes temáticas brasileiras da BVS e integrar suas redes de fontes de informação em saúde, fortalecendo-as e dando visibilidade as mesmas por meio do Portal da BVS Brasil. As fontes de informação da BVS Brasil são oriundas das BVS Temáticas Nacionais, obedecendo a seus controles de qualidade e metodologias.

    A criação da BVS Brasil foi realizada no âmbito da BVS Saúde Pública Brasil, contando com o financiamento do Ministério da Saúde do Brasil. É por meio desta parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde - representação Brasil, através de seu centro BIREME e o Ministério da Saúde do Brasil, que nasce a BVS Brasil, representada por um Comitê Executivo Nacional composto por representantes dos Comitês das BVS Temáticas Brasileiras.

    Atualmente a coordenação do Portal da BVS Brasil é executado pelo Ministério da Saúde e a BIREME/OPAS/OMS.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Histórico

    Apresenta o histórico de evolução da Rede BVS até a criação do Portal da BVS Brasil.

    A BVS é resultado da evolução da cooperação técnica em informação em ciências da saúde conduzida pela BIREME/OPAS/OMS desde sua criação em 1967. Inicialmente, este modelo de cooperação técnica foi pautado pelas funções essenciais de uma biblioteca biomédica regional, promovendo o fortalecimento e uso compartilhado coleções e serviços entre bibliotecas. No final da década de 70 este modelo se expandiu, agregando-se à biblioteca a função de centro de informação e indexação. Esta ação foi determinante para dar início ao movimento de promoção sistemática da visibilidade regional e internacional da produção científica e técnica em saúde da América Latina & Caribe.

    No final da década de 80, as funções de controle bibliográfico da produção científica e os serviços de pesquisa bibliográfica passaram a ser operados de forma descentralizada sob a responsabilidade dos países da região, fortalecendo as capacidades nacionais em infraestrutura e recursos humanos para gestão da informação em saúde. Neste período, a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) passou a ser produzida de forma cooperativa, recebendo contribuição de todos os países. 

    A partir dos anos 90, o modelo de gestão da informação e intercâmbio de conhecimento em saúde convergiu para o novo paradigma da Internet como meio de produção das fontes e fluxos de informação científica e técnica, no qual predomina um processo intensivo de desintermediação e operação direta das fontes de informação online pelos usuários. Surge então a BVS, lançada em 1998 no IV Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS4) realizado em San José, Costa Rica e por meio da Declaração da Costa Rica “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”.

    No Brasil

    Em 1999, acontecem as duas primeiras reuniões nacionais para o desenvolvimento de instâncias da BVS no Brasil: a BVS Saúde do Adolescente (em maio de 1999) e a BVS Saúde Pública (em novembro de 1999). Estes projetos são impulsionados no ano 2000, com o estabelecimento de um Termo de Cooperação (TC12) para Implantação do projeto da 'Biblioteca Virtual em Saúde para as áreas de Saúde do Adolescente e Saúde Pública', firmado entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Representação Organização Panamericana da Saúde (OPAS) no Brasil. O TC12 foi renovado até julho de 2010, e impulsionou uma série de ações para o desenvolvimento da BVS no Brasil e também no Modelo da BVS como um todo inclusive para América Latina e Caribe.

    Em paralelo, uma série de redes temáticas que já desempenhavam a função de controle bibliográfico de áreas especializadas na LILACS, como Odontologia, Enfermagem e Psicologia começavam sua convergência ao modelo da BVS e iniciaram a criação de suas instâncias. Somam-se a isso projetos específicos desenvolvidos por instituições de saúde nacionais, que desencadearam o surgimento de novas áreas temáticas no Brasil.

    Desta forma, o Brasil ocupa uma posição de alto impacto e liderança no desenvolvimento e operação da BVS disponibilizando o maior número absoluto de instâncias na Rede BVS. Destaca-se também a ativa participação do país na cooperação técnica sul-sul e na liderança de iniciativas regionais como a BVS História e Patrimônio Cultural da Saúde Regional, a BVS Psicologia Regional (ULAPSI), a Rede ePortuguese e a BVS Enfermagem Regional (em constituição).

    É diante deste contexto, que em setembro de 2008, foi lançado o Portal da BVS Brasil durante o CRICS 8/ BVS 5 realizado na cidade do Rio de Janeiro, o portal da BVS Brasil por meio da parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde - representação Brasil, BIREME/OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil. O portal surge com objetivo de convergir as redes temáticas brasileiras da BVS e integrar suas redes de fontes de informação em saúde, fortalecendo-as e dando visibilidade às mesmas.

    Em outubro de 2009 é constituído o Comitê Técnico da BVS Brasil, conformado pelos coordenadores das instâncias temáticas certificadas brasileiras, iniciando assim a sua operação regular. A partir de abril de 2013 o Comitê Técnico da BVS Brasil foi renomeado para Comitê Executivo da BVS Brasil, durante o I Fórum da BVS.

    BIREME/OPAS/OMS – 14 de dezembro de 2010

    [ ← Show Excerpt ]
  • Instâncias de Governança

    Composição e Funções das Instâncias de Governança da BVS Brasil

    Secretaria Executiva

    A Secretaria Executiva tem a função de promover o funcionamento efetivo do Comitê Consultivo e do Comitê Executivo, desempenhando funções de coordenação e promoção da BVS Brasil, organizando reuniões periódicas presenciais e remotas e assegurando a atualização e funcionamento da matriz de responsabilidades. A Secretaria Executiva é formada pelo Ministério da Saúde e BIREME/OPAS/OMS.

    Comitê Executivo

    O Comitê Executivo da BVS Brasil é composto pelos representantes de todas as instâncias Nacionais de BVS e tem a função de apoiar o desenvolvimento da Rede BVS no Brasil, através da operação das fontes de informação de forma descentralizada a partir da metodologia BVS, mantendo seus conteúdos atualizados e atendendo capacitações técnicas para acompanhar os ajustes e desenvolvimento metodológico e tecnológico da BVS.

    Atas de reuniões do Comitê Executivo

    Comitê Consultivo

    O Comitê Consultivo da BVS Brasil foi conformado durante a VII Reunião da Rede BVS Brasil, em maio 2014, com representações para as diferentes áreas e setores da saúde, com a principal função de deliberar sobre decisões estratégicas para o desenvolvimento e a avaliação contínua da BVS Brasil. Na ocasião, foi firmada a Ata de Compromisso para o Fortalecimento da BVS Brasil.

    Reuniões do Comitê Consultivo

    [ ← Show Excerpt ]
  • Prioridades e ações estratégicas

    As prioridades e ações estratégicas para a BVS Brasil foram apresentadas na VII Reunião da Rede BVS Brasil e foram discutidas na I Reunião do Comitê Consultivo da BVS Brasil.

    Estas prioridades e ações estratégicas estão orientadas ao fortalecimento e sustentabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil em consonância com o fortalecimento do sistema nacional de informação e comunicação científica que respalda o Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a capacidade existente na Rede BVS Brasil / Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde (Rede BVS Brasil), e a fortaleza das relações estratégicas para a cooperação em informação e comunicação científica em saúde estabelecidas no Brasil.

    Prioridades e ações estratégicas BVS Brasil 2014-2015.

    Plano de Trabalho.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Estatuto da BVS Brasil
  • Critérios de seleção

    Os critérios de seleção da BVS Brasil foram definidos e aprovados durante Reunião virtual com o Comitê Executivo da BVS Brasil que aconteceu no dia 25 de agosto de 2014.

    Objetivos da Instância BVS Brasil

    • Promover o acesso e uso da informação e evidência científica em saúde para usuários brasileiros
    • Dar visibilidade à produção científica e técnica em Ciências da Saúde publicada no Brasil e sobre o Brasil
    • Oferecer acesso integrado às fontes de informação produzidas pela Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde/Rede BVS Brasil e fontes de informação regionais e internacionais disponíveis na BVS Regional (MEDLINE, LILACS, Biblioteca Cochrane, LIS, DirEve, Leyes e SeCS)
    • Promover a visibilidade dos produtos e serviços de informação da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde/Rede BVS Brasil

    Critérios gerais

    • Cobertura temática: Ciências da Saúde em geral, incluindo áreas relacionadas: Medicina, Saúde Pública, Odontologia, Enfermagem, Saúde Pública Veterinária, Farmácia e Química, Biologia, Nutrição, Psicologia, Meio Ambiente e outras
    • Cobertura geográfica: Prioritariamente conteúdos publicados no Brasil e sobre o Brasil independente do país de publicação
    • Tipo de informação: Informação científica, informação técnica, dados de saúde (indicadores), documento governamental, documento não convencional, recursos educacionais abertos, recursos de internet (sites), legislação, relatos de experiências e eventos
    • Conteúdo: fontes de informação produzidas por instituições da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde/Rede BVS Brasil.
    • Nota: Não serão incluídas bases de dados geradas exclusivamente de recortes de fontes de informação já disponíveis na BVS Brasil.
    • Acesso: garantia do texto completo dos documentos por meio eletrônico (URL do texto completo) OU pelo serviço SCAD, OU pela identificação da biblioteca que possui o documento.
    • Atualização: fonte de informação atualizada regularmente.

    Documento completo

    [ ← Show Excerpt ]
  • Rede BVS Brasil

    Diretório sobre a Rede de Bibliotecas da BVS. Inclui dados das bibliotecas e centros de documentação das Redes Nacionais dos países latino-americanos, das áreas especializadas da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde e de bibliotecas de instituições usuárias da BVS.
    [ Read More → ]

    Diretório sobre a Rede de Bibliotecas da BVS. Inclui dados das bibliotecas e centros de documentação das Redes Nacionais dos países latino-americanos, das áreas especializadas da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde e de bibliotecas de instituições usuárias da BVS.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Reuniões da Rede BVS Brasil

    Apresenta o registro das reuniões da rede brasileira.

    15 de outubro, 2016 - Tropical Manaus Ecoresort, Manaus

    Evento integrado ao XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

    Informe da XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde

    17 e 18 de novembro, 2014 - Minascentro, Belo Horizonte

    Evento integrado ao XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)

    Informe da XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde 

    14, 15 e 16 de maio, 2014 - EMS, São Paulo

    Informe da VII Reunião da Rede BVS Brasil

     1º Fórum da Rede BVS Brasil

     

    [ ← Show Excerpt ]
  • Estatísticas

    Estatísticas de acesso do portal.
    [ Read More → ]

    Estatísticas de acesso do portal.

    [ ← Show Excerpt ]