16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE “DEMOCRACIA E SAÚDE”

a ser definido.
Brasília - DF - Brasil
Data: 04/08/2019 - 07/08/2019

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/53643-16-conferencia-nacional-de-saude-ocorrera-de-4-a-7-de-agosto-de-2019

Telefone para Contato: (61) 3315 – 2150

Contato: 16cns@saude.gov.br
Observações: Devido a fatores relacionados à produção, organização e adequação de espaços, a Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) definiu que a nova data de realização do evento será de 4 a 7 de agosto de 2019. O maior evento de participação social do Brasil estima reunir mais de 5 mil pessoas, de todo o país, em Brasília.
O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.
Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.
Público alvo: Os participantes estão sendo eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantem a diversidade da população brasileira. As atividades preparatórias aconteceram na agenda do CNS, como a Semana da Saúde 2018 e 2019, o Fórum Social Mundial, o 13º Congresso Rede Unida e o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco).
Antes da 16ª, foram realizadas a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação e Saúde, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. Todos esses eventos qualificam o processo da 16ª Conferência.
Além da sociedade em geral, eleita como delegados e delegadas nesse processo, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.
A participação social no Brasil é muito importante. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.
50207, 17627, Democracia, Diretrizes e Política em Saúde

Mais relacionados