Salvador- BA - Brasil
Date:
04/09/2015 -
07/09/2015
http://www.desfazendogenero.ufba.br/
Available languages:
Portuguese
Observations:
Para discutir o tema geral do II Desfazendo Gênero, a comissão organizadora convidou a filósofa Judith Butler para realizar a conferência de abertura, montou sete rodas de conversa, chamadas de Encontros de Diálogos Interdisciplinares (EDIs), e organizou seis mesas redondas com pessoas ativistas, artistas e/ou pesquisadoras, em especial as que atuam em países da América Latina e de Portugal e Espanha. A ideia é que, com isso, ao final do evento, possamos pensar na criação de uma Rede de Dissidências Sexuais e de Gênero (REDIS) que passe a ser um espaço horizontal e não institucional de trocas permanentes entre as pessoas da área e que também problematize outra geopolítica da produção do conhecimento, ao enfatizar a grande colaboração da América Latina aos estudos e políticas para o respeito às diversidades e/ou dissidências sexuais e de gênero no mundo
01 - descolarizando e descolonizando a educação - estranhamentos nos currículos e cotidiano escolar e familiar. Coordenação: Maria da Conceição Carvalho Dantas - Marilu (Secretaria Estadual de Educação da Bahia), Carla Reis (UFBA) e Priscila Costa (UFBA), Dias 5 de setembro, das 13h30 às 17h30, e 7 de setembro, das 08h30 às 12h30 - Sala 101 - PAF 3, BULLYING HOMOFÓBICO E INVISIBILIZACIÓN EN CHILE - Juan Cornejo Espejo, CONSIDERAÇÕES SOBRE PENSAR A DIMENSÃO ERÓTICA NA EDUCAÇÃO - Cinthia Alves Falchi, DES-VIANTES: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NAS REDES SOCIAIS - Nathalie Castro, EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDASDES: REFLEXÕES SOBRE O CONSERVADORISMO NA CONSTRUÇÃO DOS MARCOS LEGAIS - Kelly Cristina Ferreira da Costa, "E VOCÊ, TIA, GOSTA DE HOMEM OU DE MULHER?": FAZENDO OFICINAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE COM JOVENS NA ESCOLA - Amana Rocha Mattos e István de Oliveira Bacsa, FRATURAS NO MODELO HETERONORMATIVO DE FAMÍLIA E EDUCAÇÃO - Priscila Cordeiro Costa, IDENTIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA: O QUE A ESCOLA TEM ENSINADO? - Melanie Laura Mariano da Penha Silva e Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa, INQUIETAÇÕES SOBRE FORMAÇÕES EM GÊNERO E SEXUALIDADE PARA DOCENTES - Denise Bastos de Araujo, INTERSECCIONANDO GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES NO ENSINO EM SANTO ANTONIO DE JESUS - Cláudia Pons Cardoso, MENINAS SUPERPODEROSAS: TRANS-FORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL. - Pâmela Souza da Silva, NATURALIZAÇÃO DA HETEROSSEXUALIDADE E DAS NORMAS DE GÊNERO - REPRODUÇÃO E ENFRENTAMENTOS. UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PRÓ-DIVERSIDADE EM SALVADOR/BAHIA - Carla Freitas dos Reis, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLETINDO RELAÇÕES DE GÊNERO - Marco Aurélio de Almeida Soares e Arthur Galvão Serra, REPRESENTAÇÕES DA MULHER CIENTISTA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - Ana Carolina Corrieri Gomide, VIGILÂNCIA, PUNIÇÃO, TRANSGRESSÃO E GRITO DE LIBERDADE EM É PROIBIDO MIAR, DE PEDRO BANDEIRA - RECORTE DO CORPUS LITERÁRIO DA TESE: ESTRANHANDO O CURRÍCULO: A TEMÁTICA HOMOAFETIVA NO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL - Rubenilson Pereira de Araujo, Gênero, Subjetividade, Ativismo