Experience Reports

Padronização dos serviços de Enfermagem no contexto do Instituto Federal Baiano

Issue/Situation:

O Instituto Federal Baiano (IFBAIANO) possui 14 campi no estado da Bahia, localizados em 14 diferentes municípios distantes entre si. Todos os campi possuem ambulatório de enfermagem composta prioritariamente por um(a) Enfermeira(o) e um(a) Técnica(o) de Enfermagem, destaca-se que no intercurso da pandemia. As ações de enfermagem no contexto do trabalho presencial no IFBAIANO objetivam desenvolver ações na perspectiva da promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos. Com isso, surgiu a necessidade de alinhar os processos operacionais de enfermagem diante de diferentes campi dos Institutos Federais Baiano no estado da Bahia. Aproveitamos o contexto da COVID-19 para desenvolver o POP que alinhe os processos operacionais de forma online, pois seria impossível reunir toda a enfermagem de todos os campi de forma presencial.


Fulltext:

O Instituto Federal Baiano (IFBAIANO) possui 14 campi no estado da Bahia, localizados em diferentes municípios distantes entre si, que são: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Bonfim, Serrinha,Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique, e a reitoria situada na capital baiana.
Todos os campi possuem ambulatório de enfermagem composta prioritariamente por um(a) Enfermeira(o) e um(a) Técnica(o) de Enfermagem, destaca-se que no intercurso da pandemia, apenas o campus de Teixeira de Freitas encontrava-se sem um profissional de enfermagem de nível técnico. As ações de enfermagem no contexto do trabalho presencial no IFBAIANO objetivam desenvolver ações na perspectiva da promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos. Considerando a especificidade deste serviço, os consultórios de enfermagem ainda realizam assistência a pequenos procedimentos e atendimentos de primeiros socorros no contexto escolar.
O consultório de enfermagem atende por meio de demanda espontânea. Apenas em casos ou situações em que o discente não apresente condições de mobilidade ou nos casos em que se deslocar ao serviço de enfermagem possa agravar sua condição de saúde, é que a equipe de saúde irá prestar atendimento em ambiente externo ao consultório.
Em reunião do coletivo de enfermagem dos diversos campi do IFBAIANO, num contexto anterior a pandemia, várias lacunas já haviam sido elencadas no tocante ao serviço de saúde no âmbito escolar. Dentre estas lacunas, havia a falta de integração e padronização no modo de conduzir algumas ações de saúde. Ante esta e outras demandas, planejava-se a realização de um segundo encontro presencial para todo o coletivo de enfermagem do IFBAIANO, entretanto, atravessados pela pandemia, precisou-se repensar o planejamento e foi através das tecnologias digitais que encontramos a estratégia para a continuidade das ações.
Diante desta situação vimos uma oportunidade de construir um instrumento que operacionalizasse nossos serviços e que atendesse a necessidade básica do coletivo de enfermagem, assim optamos por elaborar um conjunto de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) para subsídio técnico-científico das ações de enfermagem. Destaca-se que a construção desse documento orientador foi pensado também, para na possibilidade da ausência temporária da(o) Enfermeira(o), o profissional de enfermagem de nível técnico pudesse realizar os atendimentos com maior segurança e assertividade.
Desse modo, por meio do grupo de WhatsApp, a demanda mais emergente percebida pelo coletivo foi a construção dos POP’s. Para execução das atividades nos reunimos através da plataforma Google Meet, na oportunidade os links para as reuniões eram disponibilizados através do E-mail institucional e do grupo de WhatsApp do coletivo de enfermagem. Visando ter uma participação representativa de todos os campi, buscou-se a colaboração de ao menos um profissional de cada campus nas reuniões que se seguiam.
Na reunião inicial foram elencados os tópicos para construção do documento orientador. Após elencar os temas, como estratégia para otimização desse processo construtivo, o coletivo de enfermagem se dividiu em duplas/trios, onde cada uma se responsabilizava pela construção de 2 ou 3 temas, ressalta-se que a distribuição dos temas foi por livre escolha e afinidade. Assim cada equipe buscou embasamento científico, mais atual quanto possível para construção de cada POP, para esta fase inicial fora estabelecido um prazo de 07 dias para que nos empenhássemos sobre os temas.
Para consolidação do documento orientador, após sua elaboração inicial, foram marcadas reuniões com duração média entre 2 e 3 horas, com objetivo de discutir os POP’s. Conseguimos discutir em média 3 por dia. Para conclusão do documento, foram necessárias 06 reuniões (23, 24/02/2021 e 02, 09, 12, 16/03/2021). Neste processo, cada item era exaustivamente discutido, sob a perspectiva do embasamento técnico-científico e sobre a melhor estratégia para operacionalizar as ações descritas no dia-a-dia.
Destaca-se que este documento teve como objetivo nortear ações de saúde inseridas no contexto de uma instituição cujo objeto fim é a educação, numa instituição cuja Enfermagem emerge como um ‘novo’ campo de atuação, uma vez que o próprio Conselho Regional de Enfermagem (COREN) destaca no Parecer Coren-Ba nº 009/2017 que “[...] a atuação dos Enfermeiros em Instituições de Ensino representa um área de atuação profissional que ainda carece de maior solidez na definição das atribuições e responsabilidades[...]”, com este documento começamos a desenhar estas atribuições e responsabilidades ainda obscuras ao próprio COREN.
Destaca-se que as ações foram elaboradas de acordo com as necessidades comuns às localidades mediante aprovação do coletivo, registrado mediante print de tela, onde os POP’s aprovados eram compartilhados por E-mail com todos os envolvidos no processo construtivo.
Em reunião do coletivo de enfermagem dos diversos campi do Instituto Federal Baiano (IFBAIANO), num contexto anterior a pandemia, várias lacunas já haviam sido elencadas no tocante ao serviço de saúde no âmbito escolar. Dentre estas lacunas, havia a falta de integração e padronização no modo de conduzir algumas ações de saúde. Ante esta e outras demandas, planejava-se a realização de um segundo encontro presencial para todo o coletivo de enfermagem do IFBAIANO, entretanto, atravessados pela pandemia, precisou-se repensar o planejamento e foi através das tecnologias digitais que encontramos a estratégia para a continuidade das ações.
Desse modo, por meio do grupo de WhatsApp, a demanda mais emergente percebida pelo coletivo foi a construção dos POP’s. Assim, buscando sempre ter ao menos um representante de cada campi iniciou-se a construção dos POP’s por meio da ferramenta digital Google Meet. Na fase inicial desse processo, primeiro elencamos todas as ações assistenciais de saúde possíveis de serem realizadas no contexto estrutural dos serviços de enfermagem do IFBAIANO.
Após elencar os temas, como estratégia para otimização desse processo construtivo, o coletivo de enfermagem se dividiu em duplas, ficando cada dupla responsável por 2 ou 3 temas. Assim cada dupla buscou embasamento científico mais atual quanto possível para construção de cada POP, para esta fase inicial fora dado um prazo de 07 dias para que cada dupla se debruçasse sobre o tema ao qual se responsabilizou em trabalhar.
Para consolidação dos POP’s, após sua elaboração inicial, foram marcadas reuniões com duração entre 2 e 3 horas, com objetivo de discutir todos os POP’s com todo o coletivo de enfermagem, conseguimos discutir uma média de 3 POP’s por dia. Neste processo, cada item era exaustivamente discutido, sob a perspectiva do embasamento técnico científico e sobre a melhor estratégia para operacionalizar as ações descritas no dia-a-dia. Destaca-se que este documento teve como objetivo nortear ações de saúde inseridas no contexto de uma instituição cujo objeto fim é a educação, numa instituição cuja Enfermagem emerge como um ‘novo’ campo de atuação, uma vez que o próprio Conselho Regional de Enfermagem (COREN) destaca no Parecer Coren-Ba nº 009/2017 que “[...] a atuação dos Enfermeiros em Instituições de Ensino representa um área de atuação profissional que ainda carece de maior solidez na definição das atribuições e responsabilidades[...]”, com este documento começamos a desenhar estas atribuições e responsabilidades ainda obscuras ao próprio COREN.


Objectives/Expected results:

A construção dos POP’s foi pensada para beneficiar dois públicos no contexto da saúde: 1. O profissional de enfermagem, para subsidiar suas ações e promover maior segurança em suas decisões; 2. O cliente (compreendido pelas comunidades interna e externa), uma vez que o uso desse documento orientador propicia a prestação duma assistência a saúde mais assertiva, com embasamento científico e livre de danos.
Com a construção deste documento norteador esperou-se padronizar as ações de assistência à saúde e prevenção de agravos nos 14 campi tendo como referência a prática baseada em evidências, como disposto nas literaturas mais recentes e assim ofertar um serviço articulado dentre os campi do IFBAIANO.


Resources:

Os recursos utilizados para a construção foram:
Todos os recursos foram empregados pelos próprios profissionais envolvidos na construção deste processo, são eles: Internet, energia elétrica, computador/notebook, celular, manuais e livros. Ressalta-se que todas as atividades foram realizadas remotamente tendo como base física as residências de cada membro da equipe de enfermagem.


Main results/Impacts:

Beneficiar dois públicos no contexto da saúde: 1. O profissional de enfermagem, para subsidiar suas ações e promover maior segurança em suas decisões; 2. O cliente (compreendido pelas comunidades interna e externa), uma vez que o uso desse documento orientador propicia a prestação duma assistência a saúde mais assertiva, com embasamento científico e livre de danos.


Challenges:

As dificuldades iniciais foram a adaptação ao uso das tecnologias emergentes e facilitadoras para o desarolar dos processos de trabalho remoto.


Lessons learned:

As lições aprendidas foram: o fazer coletivo de forma virtual, o aprendizado no uso de tecnologia como o Google Meet, a edição remota e conjunta de documentos.
Que é possível sim, realizar os Procedimentos Operacionais Padrão, bem como a construção de outros instrumentos dentro da nossa realidade de trabalho e com a participação coletiva, destaca-se ainda que o trabalho remoto permite a otimização do tempo e economia financeira com custos de deslocamento e estadia.


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Fulltext

O Instituto Federal Baiano (IFBAIANO) possui 14 campi no estado da Bahia, localizados em diferentes municípios distantes entre si, que são: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Bonfim, Serrinha,Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique, e a reitoria situada na capital baiana.
Todos os campi possuem ambulatório de enfermagem composta prioritariamente por um(a) Enfermeira(o) e um(a) Técnica(o) de Enfermagem, destaca-se que no intercurso da pandemia, apenas o campus de Teixeira de Freitas encontrava-se sem um profissional de enfermagem de nível técnico. As ações de enfermagem no contexto do trabalho presencial no IFBAIANO objetivam desenvolver ações na perspectiva da promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos. Considerando a especificidade deste serviço, os consultórios de enfermagem ainda realizam assistência a pequenos procedimentos e atendimentos de primeiros socorros no contexto escolar.
O consultório de enfermagem atende por meio de demanda espontânea. Apenas em casos ou situações em que o discente não apresente condições de mobilidade ou nos casos em que se deslocar ao serviço de enfermagem possa agravar sua condição de saúde, é que a equipe de saúde irá prestar atendimento em ambiente externo ao consultório.
Em reunião do coletivo de enfermagem dos diversos campi do IFBAIANO, num contexto anterior a pandemia, várias lacunas já haviam sido elencadas no tocante ao serviço de saúde no âmbito escolar. Dentre estas lacunas, havia a falta de integração e padronização no modo de conduzir algumas ações de saúde. Ante esta e outras demandas, planejava-se a realização de um segundo encontro presencial para todo o coletivo de enfermagem do IFBAIANO, entretanto, atravessados pela pandemia, precisou-se repensar o planejamento e foi através das tecnologias digitais que encontramos a estratégia para a continuidade das ações.
Diante desta situação vimos uma oportunidade de construir um instrumento que operacionalizasse nossos serviços e que atendesse a necessidade básica do coletivo de enfermagem, assim optamos por elaborar um conjunto de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) para subsídio técnico-científico das ações de enfermagem. Destaca-se que a construção desse documento orientador foi pensado também, para na possibilidade da ausência temporária da(o) Enfermeira(o), o profissional de enfermagem de nível técnico pudesse realizar os atendimentos com maior segurança e assertividade.
Desse modo, por meio do grupo de WhatsApp, a demanda mais emergente percebida pelo coletivo foi a construção dos POP’s. Para execução das atividades nos reunimos através da plataforma Google Meet, na oportunidade os links para as reuniões eram disponibilizados através do E-mail institucional e do grupo de WhatsApp do coletivo de enfermagem. Visando ter uma participação representativa de todos os campi, buscou-se a colaboração de ao menos um profissional de cada campus nas reuniões que se seguiam.
Na reunião inicial foram elencados os tópicos para construção do documento orientador. Após elencar os temas, como estratégia para otimização desse processo construtivo, o coletivo de enfermagem se dividiu em duplas/trios, onde cada uma se responsabilizava pela construção de 2 ou 3 temas, ressalta-se que a distribuição dos temas foi por livre escolha e afinidade. Assim cada equipe buscou embasamento científico, mais atual quanto possível para construção de cada POP, para esta fase inicial fora estabelecido um prazo de 07 dias para que nos empenhássemos sobre os temas.
Para consolidação do documento orientador, após sua elaboração inicial, foram marcadas reuniões com duração média entre 2 e 3 horas, com objetivo de discutir os POP’s. Conseguimos discutir em média 3 por dia. Para conclusão do documento, foram necessárias 06 reuniões (23, 24/02/2021 e 02, 09, 12, 16/03/2021). Neste processo, cada item era exaustivamente discutido, sob a perspectiva do embasamento técnico-científico e sobre a melhor estratégia para operacionalizar as ações descritas no dia-a-dia.
Destaca-se que este documento teve como objetivo nortear ações de saúde inseridas no contexto de uma instituição cujo objeto fim é a educação, numa instituição cuja Enfermagem emerge como um ‘novo’ campo de atuação, uma vez que o próprio Conselho Regional de Enfermagem (COREN) destaca no Parecer Coren-Ba nº 009/2017 que “[...] a atuação dos Enfermeiros em Instituições de Ensino representa um área de atuação profissional que ainda carece de maior solidez na definição das atribuições e responsabilidades[...]”, com este documento começamos a desenhar estas atribuições e responsabilidades ainda obscuras ao próprio COREN.
Destaca-se que as ações foram elaboradas de acordo com as necessidades comuns às localidades mediante aprovação do coletivo, registrado mediante print de tela, onde os POP’s aprovados eram compartilhados por E-mail com todos os envolvidos no processo construtivo.
Em reunião do coletivo de enfermagem dos diversos campi do Instituto Federal Baiano (IFBAIANO), num contexto anterior a pandemia, várias lacunas já haviam sido elencadas no tocante ao serviço de saúde no âmbito escolar. Dentre estas lacunas, havia a falta de integração e padronização no modo de conduzir algumas ações de saúde. Ante esta e outras demandas, planejava-se a realização de um segundo encontro presencial para todo o coletivo de enfermagem do IFBAIANO, entretanto, atravessados pela pandemia, precisou-se repensar o planejamento e foi através das tecnologias digitais que encontramos a estratégia para a continuidade das ações.
Desse modo, por meio do grupo de WhatsApp, a demanda mais emergente percebida pelo coletivo foi a construção dos POP’s. Assim, buscando sempre ter ao menos um representante de cada campi iniciou-se a construção dos POP’s por meio da ferramenta digital Google Meet. Na fase inicial desse processo, primeiro elencamos todas as ações assistenciais de saúde possíveis de serem realizadas no contexto estrutural dos serviços de enfermagem do IFBAIANO.
Após elencar os temas, como estratégia para otimização desse processo construtivo, o coletivo de enfermagem se dividiu em duplas, ficando cada dupla responsável por 2 ou 3 temas. Assim cada dupla buscou embasamento científico mais atual quanto possível para construção de cada POP, para esta fase inicial fora dado um prazo de 07 dias para que cada dupla se debruçasse sobre o tema ao qual se responsabilizou em trabalhar.
Para consolidação dos POP’s, após sua elaboração inicial, foram marcadas reuniões com duração entre 2 e 3 horas, com objetivo de discutir todos os POP’s com todo o coletivo de enfermagem, conseguimos discutir uma média de 3 POP’s por dia. Neste processo, cada item era exaustivamente discutido, sob a perspectiva do embasamento técnico científico e sobre a melhor estratégia para operacionalizar as ações descritas no dia-a-dia. Destaca-se que este documento teve como objetivo nortear ações de saúde inseridas no contexto de uma instituição cujo objeto fim é a educação, numa instituição cuja Enfermagem emerge como um ‘novo’ campo de atuação, uma vez que o próprio Conselho Regional de Enfermagem (COREN) destaca no Parecer Coren-Ba nº 009/2017 que “[...] a atuação dos Enfermeiros em Instituições de Ensino representa um área de atuação profissional que ainda carece de maior solidez na definição das atribuições e responsabilidades[...]”, com este documento começamos a desenhar estas atribuições e responsabilidades ainda obscuras ao próprio COREN.

Team


Responsible:
Cristiane Salles Lisboa

Filiation
IFBAIANO campus Uruçuca-BA
Job
Enfermeira
Email
cristianeslisboa@gmail.com

Crislaine Nascimento Moura

Filiation
IFBAIANO
Job
Técnica em enfermagem
Email
cris_lainemoura@hotmail.com

Jardelson Oliveira

Filiation
IFBAIANO
Job
Enfermeiro
Email
jardelson.oliveira@ifbaiano.edu.br

Silvani Silva de Almeida

Filiation
IFBAIANO
Job
Técnica em enfermagem
Email
silvanisilvadealmeida25@gmail.com


Members:
Osni Paz

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeiro
Academic formation
Enfermagem

Eliane Alves Almeida

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Emily Lima Carvalho

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Fabiana Biasc Veieira

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Gabryella Castro Guimaraes

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Técnica de Enfermagem
Academic formation
Enfermagem

Geldimily Suzane de Santa Anna Lopes

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Leonardo Vagner Alves

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeiro
Academic formation
Enfermagem

Ludmila Anjos de Jesus

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Osni Santos Paz

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeiro
Academic formation
Enfermagem

Vania Gomes Santos

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Tamille Marins Santos Cerqueira

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeira
Academic formation
Enfermagem

Rodrigo Vasconcelos Stolze da Conceição

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Enfermeiro
Academic formation
Enfermagem

Suomi Juana Oliveira da Silva Cabral

Filiation
IFBAIANO-BA
Job
Técnica de Enfermagem
Academic formation
Enfermagem

Other Information


COLLECTION

Digital Health

THEMATIC AREA

Digital Health Strategies

Experience status

Completed

DATES

Start: 2021-02-23
End: 2021-03-19

COUNTRY

Brazil

REGION

Bahia

CITY

Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha,Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique

Location

Nas unidades do Instituto Federal Baiano nos campi de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique, através da plataforma digital, Google Meet.

POPULATION

Students
Nurse Practitioners

LANGUAGE

Portuguese

Descriptors

Enfermagem
Gestão em Saúde
Saúde Pública
Saúde do Adolescente
Serviços de Saúde Escolar

Keywords

POP
online