Experience Reports

Impacto da Telemedicina no serviço público de saúde de Jacundá - Pará

Issue/Situation:

O município de Jacundá conta com aproximadamente 60.517 mil habitantes, está localizado no sudeste do estado do Pará, a 452 km da capital Belém e, respectivamente, a 104 e 160 km de Marabá e Tucuruí, pólos regionais de saúde. Sua condição geográfica, associada a fatores políticos, socioeconômicos, culturais e de mercado dificulta a garantia da universalidade de acesso e a integralidade de assistência à saúde de sua população.

Em junho de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMSJ) acumulava uma lista de espera de mais de 3.000 consultas com especialistas e mais de 3.000 exames de imagem, com casos na fila há mais de 10 anos. (SMSJ,2019).


Fulltext:

A localização geográfica do município, associada a fatores políticos, socioeconômicos, culturais e de mercado dificultam a garantia da universalidade de acesso e a integralidade de assistência à saúde de sua população. Condicionalmente, em junho de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMSJ) acumulava uma lista de espera de mais de 3.000 consultas com especialistas e mais de 3.000 exames de imagem, com casos na fila há mais de 10 anos. (SMSJ,2019)

Esse cenário inspirou a gestão pública municipal a lançar mão de soluções tecnológicas em saúde que promovesse a oferta de serviço qualificado de consultas com especialistas no município e consequentemente reduzisse o tempo de espera entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista, bem como os custos do município com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O município de Jacundá conta com aproximadamente 60.517 mil habitantes, está localizado no sudeste do estado do Pará, a 452 km da capital Belém e, respectivamente, a 104 e 160 km de Marabá e Tucuruí, pólos regionais de saúde. Sua condição geográfica, associada a fatores políticos, socioeconômicos, culturais e de mercado dificulta a garantia da universalidade de acesso e a integralidade de assistência à saúde de sua população. Em junho de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMSJ) acumulava uma lista de espera de mais de 3.000 consultas com especialistas e mais de 3.000 exames de imagem, com casos na fila há mais de 10 anos. (SMSJ,2019).


Objectives/Expected results:

Pretendia-se ofertar o serviço qualificado de consultas com especialistas no município e consequentemente reduzir o tempo de espera entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista e reduzir os custos do município com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


Resources:

Para a estruturação da sala de teleconsulta adaptada em uma unidade de saúde, foi necessário investimento mínimo R$9.750,00 para aquisição de 01 televisão, 01 computador, 01 impressora, 01 balança, 01 aparelho para aferir pressão, termômetro, 01 mesa, 01 armário, 04 cadeiras, 01 maca, materiais de consumo, 01 telefone móvel. Quanto às despesas recursos foram contratados 01 enfermeiro, 01 auxiliar administrativo e turnos de médico da saúde da família para acompanhar os pacientes durante as teleconsultas, o que corresponde a um valor mensal de R$8.000,00. Os softwares para prontuário eletrônico e protocolos de atendimentos foram criados e disponibilizados pelos parceiros COSEMS e H. Albert Einstein.


Main results/Impacts:

Desde a implantação, o projeto Telemedicina vem alcançando resultados positivos tanto na garantia da acessibilidade da população à assistência especializada qualificada reduzindo as distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista, como nos aspectos econômicos, uma vez que reduziu os custos do município com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A soma dos atendimentos corresponde a um total de aproximadamente 3.500 consultas ao longo desses 2 anos e 10 meses de operação. Esse montante representa uma economia estimada em R$525.00,00 em serviços médicos contratados e R$280.000,00 em TFD. Observa-se também a redução do absenteísmo da população em comparação aos serviços agendados fora do município.

Com o advento da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em 2020, a experiência dessa ferramenta digital foi um divisor de águas, especialmente por garantir a continuidade do atendimento médico em segurança. Oportunamente, foram implementados os programas Plantão de Acolhimento Psicológico, Teleatendimento Médico e Telemonitoramento de pacientes com sintomas leves de covid-19 ou que tiveram contato próximo com pessoas infectadas, por meio de aplicativo de mensagens e chamadas telefônicas.

A pandemia reforçou a relevância da Telessaúde, ferramenta que agrega valor aos serviços de saúde, tornando-os mais resilientes e adaptáveis a novos desafios.


Challenges:

Durante a implantação, ocorreram alguns desafios como a falta de confiança da população em relação ao serviço, o qual foi resolvido a partir da repercussão dos comentários satisfatórios de usuários logo nos meses seguintes. Outra dificuldade foi a baixa oferta de médicos com CRM no mercado para atender a exigência dos parceiros para acompanhamento ao paciente durante a teleconsulta. Essa exigência perdeu força durante a pandemia diante da elevada demanda emergencial do profissional médico, a enfermagem assumiu a função demonstrando competência técnica para garantir a otimização do atendimento.


Lessons learned:

A Telemedicina promove impacto na gestão, na assistência à saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Sua implantação é tangível e economicamente viável.


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Fulltext

A localização geográfica do município, associada a fatores políticos, socioeconômicos, culturais e de mercado dificultam a garantia da universalidade de acesso e a integralidade de assistência à saúde de sua população. Condicionalmente, em junho de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMSJ) acumulava uma lista de espera de mais de 3.000 consultas com especialistas e mais de 3.000 exames de imagem, com casos na fila há mais de 10 anos. (SMSJ,2019)

Esse cenário inspirou a gestão pública municipal a lançar mão de soluções tecnológicas em saúde que promovesse a oferta de serviço qualificado de consultas com especialistas no município e consequentemente reduzisse o tempo de espera entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista, bem como os custos do município com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O município de Jacundá conta com aproximadamente 60.517 mil habitantes, está localizado no sudeste do estado do Pará, a 452 km da capital Belém e, respectivamente, a 104 e 160 km de Marabá e Tucuruí, pólos regionais de saúde. Sua condição geográfica, associada a fatores políticos, socioeconômicos, culturais e de mercado dificulta a garantia da universalidade de acesso e a integralidade de assistência à saúde de sua população. Em junho de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá (SMSJ) acumulava uma lista de espera de mais de 3.000 consultas com especialistas e mais de 3.000 exames de imagem, com casos na fila há mais de 10 anos. (SMSJ,2019).

Team


Responsible:
Lícia Conceição Souza

Filiation
Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá.
Job
Enfermagem
Email
liciacs@hotmail.com
Curriculum


Members:
Patrícia Guzatti

Filiation
Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá.
Job
Coordenadora Municipal do Serviço de Telemedicina

Other Information


COLLECTION

Digital Health

THEMATIC AREA

Telemedicine
Telesserviços de Saúde

Experience status

Under implementation

DATES

Start: 2019-09-01

COUNTRY

Brazil

REGION

Pará - Sudeste do estado do Pará

CITY

Jacundá

Location

Unidades de saúde do SUS no município de Jacundá conta com aproximadamente 60.517 mil habitantes, localizado no sudeste do estado do Pará, a 452 km da capital Belém e, respectivamente, a 104 e 160 km de Marabá e Tucuruí, pólos regionais de saúde.

POPULATION

Users of Primary Health Care

LANGUAGE

Portuguese

Descriptors

Gestão em Saúde
COVID-19
Tecnologia Biomédica
Telemedicina

Keywords

tecnologia em saúde
saúde digital