Diante do isolamento social fomos desafiados a continuar os serviços das PICS de forma à distancia para assistência a comunidade da universidade e seus familiares e sustentabilidade do Laboratório de PICS na UFRN.
Durante período de isolamento social, o LAPICS/UFRN está com o seu prédio fechado, sem desenvolver atividades presencias. O projeto de extensão Autocuidado Integrativo em Tempo de Coronavírus foi criado com o objetivo de levar práticas e conteúdos de autoconhecimento e autocuidado integrativo para os servidores (pacientes) que eram atendidos no serviço e aos seguidores do Instagram do LAPICS/UFRN. Com isso, através do INSTAGRAM do LAPICS/UFRN, divulgamos vídeos educativos, com orientações e suporte de material informativo e comunicacional para que o público possa desenvolver, em casa, o autocuidado integrativo em saúde.
Durante período de isolamento social, decorrente da pandemia pelo COVID-19, o LAPICS/UFRN está com o seu prédio fechado, sem desenvolver atividades presencias. O projeto de extensão Autocuidado Integrativo em Tempo de Coronavírus foi criado com o objetivo de levar práticas e conteúdos de autoconhecimento e autocuidado integrativo para os sercientes (pacientes) que eram atendidos no serviço e aos seguidores do Instagram do LAPICS/UFRN. Com isso, através do INSTAGRAM do LAPICS/UFRN, divulgamos vídeos educativos, com orientações e suporte de material informativo e comunicacional para que o público possa desenvolver, em casa, o autocuidado integrativo em saúde. O Instagram do LAPICS/UFRN existe desde 2016 e nesse período de pandemia é o veículo para o desenvolvimento deste projeto. O público alvo do projeto são os sercientes (pacientes usuários do serviço) e seguidores do Instagram do LAPICS/UFRN. Os sercientes são pessoas da comunidade acadêmica da UFRN, população da Região da Grande Natal e de outros municípios do Estado do Rio Grande do Norte.O projeto teve início em março de 2020 e vai até dezembro de 2021. Para acompanhar as ações do projeto é preciso seguir o Instagram do LAPICS/UFRN, no qual são disponibilizados vídeos com temáticas diversas utilizando as PICS. A cada semana são disponibilizados novos vídeos curtos (IGTV) no feed do Instagram @lapicsufrn, os quais são produzidos pela coordenação do projeto e pela equipe de terapeutas integrativos voluntários que atuam no Laboratório. A interação com o público acontece, por meio de comentários nas postagens e envio de mensagens no direct. Os vídeos abordam dicas de meditação, automassagem, mantras, práticas corporais, harmonização ambiental, terapia floral e interação sistêmica familiar, estimulando hábitos de vida mais saudáveis. Além das postagens dos vídeos também são realizadas Lives com temas diversos dentro da área das PICS e do autoconhecimento. Para a realização do projeto foram requisitados recursos humanos como servidores efetivos lotados no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (LAPICS/DSC/FRN), bolsista de apoio técnico, terapeutas integrativos voluntários que colaboram com o LAPICS; equipamentos/infraestrutura como computadores, notebooks, acesso internet; capacitação da equipe para utilização de programas e aplicativos de edição de vídeos; insumos em PICS para que os terapeutas integrativos conduzam as suas prática e elaborem os conteúdos educativos de divulgação na rede social. O projeto funcionou de março a dezembro de 2020, retornando em março de 2021 até os dias atuais. Em 2020, vinte e um terapeutas integrativos colaboraram com o projeto, em 2021 foram seis até o momento. Ano passado contamos com vinte e quatro Lives, dezesseis vídeos educativos e duas postagens de cartilha/guia de saúde. No ano de 2021 até maio foram realizadas dezenove Lives e a publicação de quatro vídeos/postagens educativas no feed do Instagram. Dentre os temas abordados, destacam-se aromaterapia para alívio do estresse e ansiedade, autoconhecimento, exercícios respiratórios, yoga, espiritualidade, meditação, autogestão das emoções, reiki, dança intuitiva, medicina tradicional chinesa, automassagem, dentre outros. Dentre os desafios encontrados, tivemos que capacitar a equipe para inserir as postagens no INSTAGRAM do LAPICS/UFRN e realizar oficinas de capacitação para edição de vídeo, criação de tampletes e padronização das postagens. Uma dificuldade foi o acesso a notebooks e a internet de boa qualidade para que as Lives semanais possam ser realizadas de forma satisfatória, além da gravação do vídeos educativos por parte dos terapeutas integrativos voluntários. O projeto proporcionou aos sercientes e seguidores do LAPICS/UFRN que, em casa, reservassem um período de meditação, autoconhecimento e conexão melhor consigo e com suas famílias, promovendo o autocuidado durante o isolamento social. Dessa forma, levamos um pouco das ações que eram desenvolvidas no serviço quando funcionava presencialmente, promovendo alívio de sintomas de ansiedade e estresse que muitas pessoas estão sentindo nesse período de pandemia. A equipe técnica de servidores e terapeutas integrativos voluntários do LAPICS/UFRN tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades de comunicação e condução de práticas e conteúdos a distância, de forma virtual e coletiva. Os profissionais estavam acostumados ao presencial e o desafio mostrou que é possível e viável essa nova forma de acesso mais amplo e de ferramenta de comunicação. A capacitação da equipe em edição de imagens e vídeos foi algo positivo, além da oportunidade de experienciar a comunicação oral, ao vivo nas conduções das Lives e expressão oral nos vídeos. Foram muitos aprendizados para equipe durante os "bastidores" do projeto: podemos nos reinventar em períodos desafiadores; a equipe encontrou motivação e união mesmo trabalhando no virtual; desenvolvemos novas habilidades de comunicação (Lives ao vivo e condução de práticas online) e planejamento de conteúdos virtuais, edição de imagens e vídeos. Acreditamos que é algo bastante viável para se realizar nesse momento de isolamento social e que poderá continuar a existir mesmo quando acabe esse contexto de pandemia. As ferramentas online têm um amplo acesso, atingem grande número de pessoas e pode coexistir com as práticas presenciais. É algo que veio para permanecer e devemos usar esse veículo de comunicação com equilíbrio para não sobrecarregar as pessoas responsáveis pelo projeto e ser de fato útil e harmonioso. Como sugestão temos o investimento de cursos na área de mídia e rede social. Foi algo novo para a equipe de profissionais, mas esses novos conhecimentos adquiridos facilitam o trabalho. Por fim, não criamos um instrumento de avaliação do projeto, visto que temos um público heterogêneo no instagram, de um pouco mais de 4 mil seguidores, e não temos como acompanhar quem de fato veem os vídeos e acompanham as Lives. Algumas pessoas comentam no feed e direct, mas não sabemos o impacto das postagens dos vídeos e das Lives para os seguidores. A divulgação das atividades do projeto é feita pelo instagram e por meio de grupos de whatssap.
O projeto de extensão tem como resultado esperados que os servidores da UFRN e seguidores do Instagram LAPICS/UFRN reservassem em casa um período para meditar, autoconhecer e conectar-se melhor consigo mesmo e com suas famílias, promovendo o autocuidado durante o isolamento social. Dessa forma, é uma forma de levarmos um pouco das ações que eram desenvolvidas no serviço quando funcionava presencialmente e aliviar os sintomas de ansiedade e estresse que muitos estão sentindo nesse período de pandemia.
Para a realização do projeto foram requisitados recursos humanos como servidores efetivos lotados no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (LAPICS/DSC/FRN), bolsista de apoio técnico, terapeutas integrativos voluntários que colaboram com o LAPICS; equipamentos/infraestrutura como computadores, notebooks, acesso internet; capacitação da equipe para utilização de programas e aplicativos de edição de vídeos; insumos em PICS para que os terapeutas integrativos conduzam as suas prática e elaborem os conteúdos educativos de divulgação na rede social.
O projeto proporcionou aos servidores e seguidores do LAPICS/UFRN que, em casa, reservassem um período de meditação, autoconhecimento e conexão melhor consigo e com suas famílias, promovendo o autocuidado durante o isolamento social. Dessa forma, levamos um pouco das ações que eram desenvolvidas no serviço quando funcionava presencialmente, promovendo alívio de sintomas de ansiedade e estresse que muitas pessoas estão sentindo nesse período de pandemia. A equipe técnica de servidores e terapeutas integrativos voluntários do LAPICS/UFRN tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades de comunicação e condução de práticas e conteúdos a distância, de forma virtual e coletiva. Os profissionais estavam acostumados ao presencial e o desafio mostrou que é possível e viável essa nova forma de acesso mais amplo e de ferramenta de comunicação. A capacitação da equipe em edição de imagens e vídeos foi algo positivo, além da oportunidade de experienciar a comunicação oral, ao vivo nas conduções das Lives e expressão oral nos vídeos
A equipe técnica de servidores e terapeutas integrativos voluntários do LAPICS/UFRN tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades de comunicação e condução de práticas e conteúdos a distância, de forma virtual e coletiva. Os profissionais estavam acostumados ao presencial e o desafio mostrou que é possível e viável essa nova forma de acesso mais amplo e de ferramenta de comunicação. A capacitação da equipe em edição de imagens e vídeos foi algo positivo, além da oportunidade de experienciar a comunicação oral, ao vivo nas conduções das Lives e expressão oral nos vídeos.
Foram muitos aprendizados para equipe durante os "bastidores" do projeto: podemos nos reinventar em períodos desafiadores; a equipe encontrou motivação e união mesmo trabalhando no virtual; desenvolvemos novas habilidades de comunicação (Lives ao vivo e condução de práticas online) e planejamento de conteúdos virtuais, edição de imagens e vídeos.
Dentre os desafios encontrados, tivemos que capacitar a equipe para inserir as postagens no INSTAGRAM do LAPICS/UFRN e realizar oficinas de capacitação para edição de vídeo, criação de tamplates e padronização das postagens. Uma dificuldade foi o acesso a notebooks e a internet de boa qualidade para que as Lives semanais possam ser realizadas de forma satisfatória, além da gravação do vídeos educativos por parte dos terapeutas integrativos voluntários.
Podemos nos reinventar em períodos desafiadores
A equipe encontrou motivação e união mesmo trabalhando no virtual;
Desenvolvemos novas habilidades de comunicação (lives e condução de práticas online) e planejamento de conteúdos virtuais, edição de imagens e vídeos.
Acreditamos que é algo bastante viável para se realizar nesse momento de isolamento social e que poderá continuar a existir mesmo quando acabe esse contexto de pandemia. As ferramentas online têm um amplo acesso, atingem grande número de pessoas e pode coexistir com as práticas presenciais. É algo que veio para permanecer e devemos usar esse veículo de comunicação com equilíbrio para não sobrecarregar as pessoas responsáveis pelo projeto e ser de fato útil e harmonioso
Durante período de isolamento social, decorrente da pandemia pelo COVID-19, o LAPICS/UFRN está com o seu prédio fechado, sem desenvolver atividades presencias. O projeto de extensão Autocuidado Integrativo em Tempo de Coronavírus foi criado com o objetivo de levar práticas e conteúdos de autoconhecimento e autocuidado integrativo para os sercientes (pacientes) que eram atendidos no serviço e aos seguidores do Instagram do LAPICS/UFRN. Com isso, através do INSTAGRAM do LAPICS/UFRN, divulgamos vídeos educativos, com orientações e suporte de material informativo e comunicacional para que o público possa desenvolver, em casa, o autocuidado integrativo em saúde. O Instagram do LAPICS/UFRN existe desde 2016 e nesse período de pandemia é o veículo para o desenvolvimento deste projeto. O público alvo do projeto são os sercientes (pacientes usuários do serviço) e seguidores do Instagram do LAPICS/UFRN. Os sercientes são pessoas da comunidade acadêmica da UFRN, população da Região da Grande Natal e de outros municípios do Estado do Rio Grande do Norte.O projeto teve início em março de 2020 e vai até dezembro de 2021. Para acompanhar as ações do projeto é preciso seguir o Instagram do LAPICS/UFRN, no qual são disponibilizados vídeos com temáticas diversas utilizando as PICS. A cada semana são disponibilizados novos vídeos curtos (IGTV) no feed do Instagram @lapicsufrn, os quais são produzidos pela coordenação do projeto e pela equipe de terapeutas integrativos voluntários que atuam no Laboratório. A interação com o público acontece, por meio de comentários nas postagens e envio de mensagens no direct. Os vídeos abordam dicas de meditação, automassagem, mantras, práticas corporais, harmonização ambiental, terapia floral e interação sistêmica familiar, estimulando hábitos de vida mais saudáveis. Além das postagens dos vídeos também são realizadas Lives com temas diversos dentro da área das PICS e do autoconhecimento. Para a realização do projeto foram requisitados recursos humanos como servidores efetivos lotados no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (LAPICS/DSC/FRN), bolsista de apoio técnico, terapeutas integrativos voluntários que colaboram com o LAPICS; equipamentos/infraestrutura como computadores, notebooks, acesso internet; capacitação da equipe para utilização de programas e aplicativos de edição de vídeos; insumos em PICS para que os terapeutas integrativos conduzam as suas prática e elaborem os conteúdos educativos de divulgação na rede social. O projeto funcionou de março a dezembro de 2020, retornando em março de 2021 até os dias atuais. Em 2020, vinte e um terapeutas integrativos colaboraram com o projeto, em 2021 foram seis até o momento. Ano passado contamos com vinte e quatro Lives, dezesseis vídeos educativos e duas postagens de cartilha/guia de saúde. No ano de 2021 até maio foram realizadas dezenove Lives e a publicação de quatro vídeos/postagens educativas no feed do Instagram. Dentre os temas abordados, destacam-se aromaterapia para alívio do estresse e ansiedade, autoconhecimento, exercícios respiratórios, yoga, espiritualidade, meditação, autogestão das emoções, reiki, dança intuitiva, medicina tradicional chinesa, automassagem, dentre outros. Dentre os desafios encontrados, tivemos que capacitar a equipe para inserir as postagens no INSTAGRAM do LAPICS/UFRN e realizar oficinas de capacitação para edição de vídeo, criação de tampletes e padronização das postagens. Uma dificuldade foi o acesso a notebooks e a internet de boa qualidade para que as Lives semanais possam ser realizadas de forma satisfatória, além da gravação do vídeos educativos por parte dos terapeutas integrativos voluntários. O projeto proporcionou aos sercientes e seguidores do LAPICS/UFRN que, em casa, reservassem um período de meditação, autoconhecimento e conexão melhor consigo e com suas famílias, promovendo o autocuidado durante o isolamento social. Dessa forma, levamos um pouco das ações que eram desenvolvidas no serviço quando funcionava presencialmente, promovendo alívio de sintomas de ansiedade e estresse que muitas pessoas estão sentindo nesse período de pandemia. A equipe técnica de servidores e terapeutas integrativos voluntários do LAPICS/UFRN tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades de comunicação e condução de práticas e conteúdos a distância, de forma virtual e coletiva. Os profissionais estavam acostumados ao presencial e o desafio mostrou que é possível e viável essa nova forma de acesso mais amplo e de ferramenta de comunicação. A capacitação da equipe em edição de imagens e vídeos foi algo positivo, além da oportunidade de experienciar a comunicação oral, ao vivo nas conduções das Lives e expressão oral nos vídeos. Foram muitos aprendizados para equipe durante os "bastidores" do projeto: podemos nos reinventar em períodos desafiadores; a equipe encontrou motivação e união mesmo trabalhando no virtual; desenvolvemos novas habilidades de comunicação (Lives ao vivo e condução de práticas online) e planejamento de conteúdos virtuais, edição de imagens e vídeos. Acreditamos que é algo bastante viável para se realizar nesse momento de isolamento social e que poderá continuar a existir mesmo quando acabe esse contexto de pandemia. As ferramentas online têm um amplo acesso, atingem grande número de pessoas e pode coexistir com as práticas presenciais. É algo que veio para permanecer e devemos usar esse veículo de comunicação com equilíbrio para não sobrecarregar as pessoas responsáveis pelo projeto e ser de fato útil e harmonioso. Como sugestão temos o investimento de cursos na área de mídia e rede social. Foi algo novo para a equipe de profissionais, mas esses novos conhecimentos adquiridos facilitam o trabalho. Por fim, não criamos um instrumento de avaliação do projeto, visto que temos um público heterogêneo no instagram, de um pouco mais de 4 mil seguidores, e não temos como acompanhar quem de fato veem os vídeos e acompanham as Lives. Algumas pessoas comentam no feed e direct, mas não sabemos o impacto das postagens dos vídeos e das Lives para os seguidores. A divulgação das atividades do projeto é feita pelo instagram e por meio de grupos de whatssap.
Filiation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Job
Coordenadora do LAPICS da UFRN
Email
anatsampaio@hotmail.com
Curriculum
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LAPICS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Job
Assistente Administrativo
Email
manuelassalazar@gmail.com
Curriculum
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