A falta de interesse e motivação aos estudos pelos discentes e o risco de evasão escolar, em decorrência do ensino à distância devido a pandemia do COVID-19.
Em Dezembro de 2019, uma nova patologia com características de síndrome respiratória surgia na província de Wuhan na China e em poucas semanas, disseminava-se pelo mundo levando dores, medo, mortes e novas regras de convivência na sociedade, sendo classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Uma das mudanças foi o isolamento social, uma medida protetiva à pandemia, ocasionando dentre outras alterações, a suspensão das aulas presenciais.
Nós vivemos um período de “FicaemCasa” enviando materiais para estudo e tarefas. Posteriormente, houve a inserção das aulas virtuais. Vários desafios surgiram, como: A dificuldade no crescimento do adolescente, seja na perspectiva da aprendizagem das disciplinas escolares, seja na aprendizagem coletiva, do enfado em relação às aulas remotas, o aumento de fastio e ansiedade em permanecer o tempo todo em casa, o medo da COVID-19, a distância dos amigos e dos relacionamentos afetivos, o excesso de tempo livre, a falta de uma rotina, os conflitos familiares, dificuldades, perdas, luto. Todos esses fatos tornaram-se fatores de risco para que o jovem sobrecarregasse sua mente, perdesse o interesse e motivação pelos estudos e abandonasse a escola.
Muitos alunos estavam faltando às aulas e não entregavam as tarefas propostas. Então, desenvolvi um método para atrair os alunos. O primeiro foi o STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM que consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.
Em seguida, utilizei a estratégia de formação integral, saúde integral através do ENF CINE que destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras, oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender.
Outra estratégia foi o PAZ NA REDE, onde os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.
A última estratégia, ENFERMEIROS YOUTUBERS: Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.
Inicialmente,o público alvo eram alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado - EMI) da Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Francisca de Albuquerque Moura -FAM, localizada no município de Cedro, Ceará, Nordeste, Brasil. Contudo, com o desenvolvimento das atividades, alunos de outros cursos (Administração e Informática da referida Instituição Escolar), Professores, Funcionários e a Sociedade de Cedro-CE foram beneficiados com a experiência, seja participando, seja acompanhando e compartilhando em redes sociais as atividades desenvolvidas.
Ao longo deste período (Maio de 2020 à Junho de 2021), alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e as aulas da base técnica e da base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos, e em junho de 2021, ele foi encerrado.
As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, favorecendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.
As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.
Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.
Logo, um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades, e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.
As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, desenvolvendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.
Computador/Notebook, internet, câmera, ring light, fone de ouvido, ferramenta de design gráfico gratuita, aplicativo de edição de vídeos gratuito e Redes Sociais.
O principal foi a redução da distância gélida da tela do computador/notebook/celular, revigorando-se o convívio e o elo com a escola (alunos, professores e funcionários), favorecendo o desenvolvimento biopsicossocial de jovens e adolescentes durante o período de pandemia.
ENFERMEIROS YOUTUBERS - Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.
ENF CINE: Destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras. Oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender. Uma formação integral.
PAZ NA REDE - Os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.
STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM - Consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.
Com o passar dos meses, alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e aulas da base técnica e base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos e em junho de 2021, ele foi encerrado.
Dificuldade: Pouca participação dos alunos. Inicialmente, havia poucos participantes, porém, com o desenvolvimento das atividades e a divulgação dos trabalhos, houve uma procura considerável. Desafio: Mantê-los interessados no desenvolvimento das atividades.
Que um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.
As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.
Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.
Recomendações: Ser uma proposta metodológica e pedagógica para o Curso Técnico e Superior em Enfermagem - com uma disciplina online durante todo o curso; E, a inserção da disciplina Enfermagem Transcultural na ementa dos cursos de Enfermagem (Técnico e Superior)
Em Dezembro de 2019, uma nova patologia com características de síndrome respiratória surgia na província de Wuhan na China e em poucas semanas, disseminava-se pelo mundo levando dores, medo, mortes e novas regras de convivência na sociedade, sendo classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Uma das mudanças foi o isolamento social, uma medida protetiva à pandemia, ocasionando dentre outras alterações, a suspensão das aulas presenciais.
Nós vivemos um período de “FicaemCasa” enviando materiais para estudo e tarefas. Posteriormente, houve a inserção das aulas virtuais. Vários desafios surgiram, como: A dificuldade no crescimento do adolescente, seja na perspectiva da aprendizagem das disciplinas escolares, seja na aprendizagem coletiva, do enfado em relação às aulas remotas, o aumento de fastio e ansiedade em permanecer o tempo todo em casa, o medo da COVID-19, a distância dos amigos e dos relacionamentos afetivos, o excesso de tempo livre, a falta de uma rotina, os conflitos familiares, dificuldades, perdas, luto. Todos esses fatos tornaram-se fatores de risco para que o jovem sobrecarregasse sua mente, perdesse o interesse e motivação pelos estudos e abandonasse a escola.
Muitos alunos estavam faltando às aulas e não entregavam as tarefas propostas. Então, desenvolvi um método para atrair os alunos. O primeiro foi o STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM que consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.
Em seguida, utilizei a estratégia de formação integral, saúde integral através do ENF CINE que destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras, oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender.
Outra estratégia foi o PAZ NA REDE, onde os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.
A última estratégia, ENFERMEIROS YOUTUBERS: Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.
Inicialmente,o público alvo eram alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado - EMI) da Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Francisca de Albuquerque Moura -FAM, localizada no município de Cedro, Ceará, Nordeste, Brasil. Contudo, com o desenvolvimento das atividades, alunos de outros cursos (Administração e Informática da referida Instituição Escolar), Professores, Funcionários e a Sociedade de Cedro-CE foram beneficiados com a experiência, seja participando, seja acompanhando e compartilhando em redes sociais as atividades desenvolvidas.
Ao longo deste período (Maio de 2020 à Junho de 2021), alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e as aulas da base técnica e da base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos, e em junho de 2021, ele foi encerrado.
As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, favorecendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.
As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.
Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.
Logo, um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades, e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.
Filiation
Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará lotada na EEEP Francisca de Albuquerque Moura
Job
Coordenadora e Docente no Curso Técnico em Enfermagem
Email
yanabrasques@gmail.com
Phone
(87) 99161-2215
Curriculum
Digital Health |
Digital Health Strategies |
Teleassistência |
Telesserviços de Saúde |
Teleatendimento atenção primária |
Teleatendimento da enfermagem |
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