Experience Reports

Enfermagem Digital e Real

Issue/Situation:

A falta de interesse e motivação aos estudos pelos discentes e o risco de evasão escolar, em decorrência do ensino à distância devido a pandemia do COVID-19.


Texto completo:

Em Dezembro de 2019, uma nova patologia com características de síndrome respiratória surgia na província de Wuhan na China e em poucas semanas, disseminava-se pelo mundo levando dores, medo, mortes e novas regras de convivência na sociedade, sendo classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Uma das mudanças foi o isolamento social, uma medida protetiva à pandemia, ocasionando dentre outras alterações, a suspensão das aulas presenciais.

Nós vivemos um período de “FicaemCasa” enviando materiais para estudo e tarefas. Posteriormente, houve a inserção das aulas virtuais. Vários desafios surgiram, como: A dificuldade no crescimento do adolescente, seja na perspectiva da aprendizagem das disciplinas escolares, seja na aprendizagem coletiva, do enfado em relação às aulas remotas, o aumento de fastio e ansiedade em permanecer o tempo todo em casa, o medo da COVID-19, a distância dos amigos e dos relacionamentos afetivos, o excesso de tempo livre, a falta de uma rotina, os conflitos familiares, dificuldades, perdas, luto. Todos esses fatos tornaram-se fatores de risco para que o jovem sobrecarregasse sua mente, perdesse o interesse e motivação pelos estudos e abandonasse a escola.

Muitos alunos estavam faltando às aulas e não entregavam as tarefas propostas. Então, desenvolvi um método para atrair os alunos. O primeiro foi o STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM que consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.

Em seguida, utilizei a estratégia de formação integral, saúde integral através do ENF CINE que destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras, oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender.

Outra estratégia foi o PAZ NA REDE, onde os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.

A última estratégia, ENFERMEIROS YOUTUBERS: Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.

Inicialmente,o público alvo eram alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado - EMI) da Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Francisca de Albuquerque Moura -FAM, localizada no município de Cedro, Ceará, Nordeste, Brasil. Contudo, com o desenvolvimento das atividades, alunos de outros cursos (Administração e Informática da referida Instituição Escolar), Professores, Funcionários e a Sociedade de Cedro-CE foram beneficiados com a experiência, seja participando, seja acompanhando e compartilhando em redes sociais as atividades desenvolvidas.

Ao longo deste período (Maio de 2020 à Junho de 2021), alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e as aulas da base técnica e da base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos, e em junho de 2021, ele foi encerrado.

As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, favorecendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.

As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.

Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.

Logo, um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades, e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.


Objectives/Expected results:

As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, desenvolvendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.


Resources:

Computador/Notebook, internet, câmera, ring light, fone de ouvido, ferramenta de design gráfico gratuita, aplicativo de edição de vídeos gratuito e Redes Sociais.


Main results/Impacts:

O principal foi a redução da distância gélida da tela do computador/notebook/celular, revigorando-se o convívio e o elo com a escola (alunos, professores e funcionários), favorecendo o desenvolvimento biopsicossocial de jovens e adolescentes durante o período de pandemia.

ENFERMEIROS YOUTUBERS - Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.

ENF CINE: Destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras. Oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender. Uma formação integral.

PAZ NA REDE - Os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.

STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM - Consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.

Com o passar dos meses, alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e aulas da base técnica e base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos e em junho de 2021, ele foi encerrado.


Challenges:

Dificuldade: Pouca participação dos alunos. Inicialmente, havia poucos participantes, porém, com o desenvolvimento das atividades e a divulgação dos trabalhos, houve uma procura considerável. Desafio: Mantê-los interessados no desenvolvimento das atividades.


Lessons learned:

Que um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.

As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.

Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.

Recomendações: Ser uma proposta metodológica e pedagógica para o Curso Técnico e Superior em Enfermagem - com uma disciplina online durante todo o curso; E, a inserção da disciplina Enfermagem Transcultural na ementa dos cursos de Enfermagem (Técnico e Superior)


Access the experience in fulltext:

Texto completo

Em Dezembro de 2019, uma nova patologia com características de síndrome respiratória surgia na província de Wuhan na China e em poucas semanas, disseminava-se pelo mundo levando dores, medo, mortes e novas regras de convivência na sociedade, sendo classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Uma das mudanças foi o isolamento social, uma medida protetiva à pandemia, ocasionando dentre outras alterações, a suspensão das aulas presenciais.

Nós vivemos um período de “FicaemCasa” enviando materiais para estudo e tarefas. Posteriormente, houve a inserção das aulas virtuais. Vários desafios surgiram, como: A dificuldade no crescimento do adolescente, seja na perspectiva da aprendizagem das disciplinas escolares, seja na aprendizagem coletiva, do enfado em relação às aulas remotas, o aumento de fastio e ansiedade em permanecer o tempo todo em casa, o medo da COVID-19, a distância dos amigos e dos relacionamentos afetivos, o excesso de tempo livre, a falta de uma rotina, os conflitos familiares, dificuldades, perdas, luto. Todos esses fatos tornaram-se fatores de risco para que o jovem sobrecarregasse sua mente, perdesse o interesse e motivação pelos estudos e abandonasse a escola.

Muitos alunos estavam faltando às aulas e não entregavam as tarefas propostas. Então, desenvolvi um método para atrair os alunos. O primeiro foi o STALKEANDO O TRABALHO DA ENFERMAGEM que consistia em um Bate-Papo Profissional com Enfermeiros e Profissionais de Saúde do Brasil e do Exterior através do google meet. Eram aulas diversificadas e diferenciadas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, com objetivo de conhecerem e esclarecerem dúvidas acerca do exercício da Enfermagem em várias áreas de atuação, favorecendo a percepção e cuidado na Enfermagem Transcultural.

Em seguida, utilizei a estratégia de formação integral, saúde integral através do ENF CINE que destinava-se à disponibilização de filmes no ambiente google classroom nas sextas-feiras, obras com temáticas relevantes e a análise crítica dos longas nas segundas-feiras, oportunizando o respeito às subjetividades, interesse e pesquisa pelo tema/mensagem transmitida, bem como a propensão e liberdade aos alunos de refletir e aprender.

Outra estratégia foi o PAZ NA REDE, onde os alunos eram os atores e apresentadores dos encontros que aconteciam via google meet. Ofertava-se possibilidades de autoajuda, autocuidado, autoconhecimento para momentos de solidão, tristeza, raiva, etc. Oferecia ainda, um espaço de escuta ativa e de prestação de serviços que acalantassem e trouxessem um pouco de paz à juventude, ensinando-os a reconhecerem suas emoções com intuito de administrá-las de forma sadia, de terem vigor durante a transposição de desafios do cotidiano, alongamentos, meditação guiada, leitura de poesias, músicas, dentre outros, tornando a tela do computador mais calorosa e humana.

A última estratégia, ENFERMEIROS YOUTUBERS: Canais no Youtube criados para atividades educativas da Base Técnica - Enfermagem. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano) estudavam sobre um tema da área da saúde, gravavam e editavam vídeos que seriam lançados na plataforma. Os links dos vídeos eram encaminhados tanto para os grupos do whatsapp das turmas e escola quanto para redes sociais, favorecendo a disseminação do conteúdo e a educação em saúde à população. Além disso, evidenciava-se o protagonismo, criatividade e habilidade dos estudantes frente às mídias digitais.

Inicialmente,o público alvo eram alunos do Curso Técnico em Enfermagem (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado - EMI) da Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Francisca de Albuquerque Moura -FAM, localizada no município de Cedro, Ceará, Nordeste, Brasil. Contudo, com o desenvolvimento das atividades, alunos de outros cursos (Administração e Informática da referida Instituição Escolar), Professores, Funcionários e a Sociedade de Cedro-CE foram beneficiados com a experiência, seja participando, seja acompanhando e compartilhando em redes sociais as atividades desenvolvidas.

Ao longo deste período (Maio de 2020 à Junho de 2021), alguns alunos foram desistindo, relatando cansaço devido às várias atividades onlines e as aulas da base técnica e da base comum. Aos poucos, as estratégias tiveram o número de participantes reduzidos, e em junho de 2021, ele foi encerrado.

As estratégias consistiram em uma medida de redução de danos causados pelo isolamento social devido a pandemia do Covid-19. Objetivava-se estimular o adolescente a persistir nos estudos, através de uma forma de ensino diferente, fortalecendo o vínculo afetivo perdido durante as aulas onlines, favorecendo o protagonismo estudantil, a valorização das subjetividades e a produção de educação em saúde de forma digital, mas real.

As estratégias ajudaram os alunos a manterem-se ativos e persistirem nos estudos. Ademais, auxiliaram-nos a serem atores no ensino, debruçando-se acerca de um tema, desenvolvendo vídeos, aprendendo a editá-los, consequentemente, enquanto profissionais de saúde já atuantes, as mídias digitais os auxiliarão no desenvolvimento de atividades educativas à população.

Uma das lições foi a oportunidade de apreender saberes e o cuidado da Enfermagem em diferentes áreas e culturas contribuindo na ampliação do conhecimento sobre a visão holística, humanizada e ética que a Enfermagem enquanto Ciência tem sobre o ser humano. Um valoroso aprendizado.

Logo, um ensino díspar faz a diferença, apesar das dificuldades, e desafios, obtém bons resultados e magníficas lembranças.

Team


Responsible:
Yana Camila Brasil Marques

Filiation
Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará lotada na EEEP Francisca de Albuquerque Moura
Job
Coordenadora e Docente no Curso Técnico em Enfermagem
Email
yanabrasques@gmail.com
Phone
(87) 99161-2215
Curriculum


Members:
Eduardo Rubens de Alencar Maia

Filiation
EEEP Francisca de Albuquerque Moura
Job
Professor no Ensino Médio Integrado
Academic formation
Bacharel em Sistemas de Informação

Other Information


COLLECTION

Salud Digital

THEMATIC AREA

Estrategias de Salud Digital
Teleassistência
Telesserviços de Saúde
Teleatendimento atenção primária
Teleatendimento da enfermagem

Experience status

Completed

FECHAS

Inicio: 2020-05-01
Fin: 2021-06-30

PAÍS

Brasil

REGION

Ceará/Nordeste

CITY

Cedro

Location

Foi implementada durante a pandemia do Covid-19. Na Escola Estadual de Educação Francisca de Albuquerque Moura, localizada no município de Cedro, interior do Ceará, Nordeste, Brasil

POPULATION

Estudiantes

IDIOMA

Portugués

Descriptors

Educação em Saúde
Enfermagem
Estratégias de eSaúde
Ensino

Keywords

Ensino à distancia