Relatos de Experiência

Rodas Virtuais de Terapia Comunitária Integrativa: Relato de Terapeutas em Formação

Problema/Situação:

Com a pandemia, nasceu a necessidade de continuar com as rodas de Terapia Comunitária Integrativa de modo virtual e depois, com a fim da pandemia, a necessidade de te-las de forma híbrida. A experiência procurou oportunizar aos terapeutas em formação a realização de rodas virtuais como continuidade ao curso de Terapia Comunitária Integrativa, agora na modalidade híbrida.
Esta experiência trata de uma experiência inédita: oferta de Rodas de TCI on-line para cuidar da rede de terapeutas comunitários do Brasil e do exterior.


Objetivos/Resultado esperados:

Esperou-se que as terapeutas em formação tivessem a possibilidade de realizar as rodas juntamente com a terapeuta formadora e que esta experiência as capacitasse e possibilitasse sua experiência e aprendizado. Também se esperou que os participantes fossem contemplados pela experiência da TCI on-line, buscando-se aproximá-las ao máximo do que seria a experiência presencial.Esta experiência oportunizou a possibilidade de condução de rodas com pessoas de outras localidades, culturas e saberes, até mesmo com a participação de pessoas de outros países, o que enriqueceu sobremaneira esta experiência. A condução de rodas virtuais possibilitou a estas terapeutas um aprendizado rico e inovador, uma vez que estas rodas oportunizaram a "saída" do território conhecido para um desconhecido, criando-se parcerias que no modo presencial seriam inusitadas. Também contribuiu para o aprendizado de novas tecnologias, por meio do uso de "salas virtuais". O modo virtual de se fazer rodas exige que os terapeutas planejem suas ações, visando diminuir as barreiras que o modo on-line pode afetar o envolvimento das pessoas.


Recursos:

Para a condução de uma roda de TCI é necessária uma equipe de três pessoas, em cada uma fica responsável por uma etapa da TCI (acolhimento, escolha da inquietação/contextualização/partilha de experiências e encerramento). As terapeutas em formação podiam escolher em que etapa iam atuar. Para conduzirem as rodas, era necessário que estivessem conectadas à internet por meio de computador/celular/tablet, com acesso à plataforma zoom com dispositivos de áudio e câmera (preferencialmente) em funcionamento. Também era necessário que houvesse a presença da Terapeuta formadora durante a condução da roda, para que a mesma fosse contabilizada como estágio prático.


Resultados alcançados/Impactos:

No contexto pandêmico pelo COVID-19, os participantes das rodas de Terapia Comunitária Integrativa foram acolhidos e ouvidos, auxiliando no enfrentamento do isolamento social e das repercussões negativas advindas desse contexto. Além disso, a formação em Terapia Comunitária não foi descontinuada, possibilitando a formação de novos terapeutas. Esta experiência oportunizou a possibilidade de condução de rodas com pessoas de outras localidades, culturas e saberes, até mesmo com a participação de pessoas de outros países, o que enriqueceu sobremaneira esta experiência


Desafios:

As principais dificuldades estavam relacionadas ao sinal de internet que as vezes sofria oscilações e as pessoas eram desconectadas por alguns minutos, ou suas vozes não ficavam compreensíveis durante estes momentos. Na maioria das vezes as pessoas conseguiam voltar e serem escutadas, pois pedia-se para que fechassem suas câmeras, possibilitando assim um sinal mais forte, ou até mesmo se
comunicavam pelo chat.


Lições aprendidas:

A condução de rodas virtuais possibilitou a estas terapeutas um aprendizado rico e inovador, uma vez que estas rodas oportunizaram a "saída" do território conhecido para um desconhecido, criando-se parcerias que no modo presencial seriam inusitadas. Também contribuiu para o aprendizado de novas tecnologias, por meio do uso de "salas virtuais". O modo virtual de se fazer rodas exige que os terapeutas planejem suas ações, visando diminuir as barreiras que o modo on-line pode afetar o envolvimento das pessoas.


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Equipe


Responsável:
Bianca de Moura Peloso Carvalho

Filiação
Universidade Federal de Alfenas
Cargo
Mestrado em Enfermagem
E-mail
biancampcar@gmail.com


Membros:
Munyra Rocha Silva Assunção

Filiação
Universidade Federal de Alfenas
Cargo
Mestrado
Formação acadêmica
Enfermagem
E-mail
munyrarsilva@hotmail.com

Elias Brandão Lourenço

Filiação
Secretaria Municipal de Saúde de Paracambi – RJ
Cargo
ACS
Formação acadêmica
ACS
E-mail
eliassecg@yahoo.com.br

Maria Lúcia de Andrade Reis

Filiação
Instituto CAIFCOM
Cargo
Coordenadora Pedagógica Instituto CAIFCOM
Formação acadêmica
Doutorado em Terapia Comunitária Integrativa
E-mail
maluponzo@gmail.com

Outras Informações


COLEÇÃO

Saúde Digital
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

ÁREA TEMÁTICA

Terapia Comunitária Integrativa

Situação da experiência

Implementada e em operação regular

DATAS

Início: 2020-11-01

PAÍS

Brasil

ESTADO/REGIÃO

Vários Estados do Brasil

CIDADE

Várias cidades do Brasil

Local

Instituto CAIFCOM - vários terapeutas de TCI participaram deste formaçao de Terapeuta Comunitário em Saúde

POPULAÇÃO

Adulto
Pessoal de Saúde

IDIOMA

Português

Descritores

Terapia Comunitária Integrativa
Saúde Mental
Terapias Complementares
Telemedicina

Palavras-chave

PICS

Produtos, materiais e publicações