Relatos de Experiência

Atendimento nutricional na atenção primária à saúde

Problema/Situação:

No início da pandemia do Coronavírus no Brasil, a partir de março de 2020, a Atenção primária à saúde se destinou a oferecer preferencialmente atendimentos emergenciais para os casos leves e a identificação precoce dos casos graves da doença, com o posterior encaminhamento para serviços especializados. Assim, as consultas eletivas nas unidades primárias de saúde foram suspensas, inclusive as consultas com o profissional nutricionista. Desta forma, foi observada a necessidade e a importância de orientações nutricionais para a população nesse período.

Neste contexto da pandemia, fez-se necessário a reorganização dos seus serviços prestados pelo profissional nutricionista a fim de promover a continuidade do cuidado nutricional aos usuários que apresentavam sintomas gripais e os pacientes dos diversos ciclos de vida atendidos pelo posto de saúde.


Texto completo:

Durante a pandemia do Coronavírus, a Atenção primária à saúde se destinou a oferecer um atendimento emergencial aos portadores de sintomas gripais, com o tratamento dos casos leves e a identificação precoce dos casos graves com encaminhamento para serviços especializados (VALE et al., 2020). Desse modo, fez-se necessário a reorganização dos seus serviços prestados pelo profissional nutricionista a fim de promover o cuidado centrado (BRASIL, 2017). O objetivo deste trabalho é relatar a atuação do nutricionista na atenção primária à saúde no município de Caucaia-CE, no período da pandemia do Corona vírus. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das vivências dos profissionais em Nutrição, na reorganização do serviço de Nutrição nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) durante a pandemia no município de Caucaia-Ceará, no período de março a julho de 2020.

Nas UAPS estudadas, todos os atendimentos agendados foram suspensos, mantendo atendimento apenas de urgência e emergência. Os nutricionistas trabalharam na UAPS dois dias na semana, enquanto nos outros dias, as atividades eram realizadas home office. No que tange o serviço de Nutrição, foram realizadas atividades de tele atendimento à pacientes encaminhados pelos agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros das UAPS, que passavam os dados do paciente e o contato telefônico. Esses atendimentos foram bastante proveitosos, visto que diante do cenário da pandemia, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou uma resolução que aprovou atendimentos online (CFN, 2020). Assim, foi possível continuar realizando o acompanhamento nutricional e traçar metas com os pacientes neste novo modelo de atendimento, com prioridade a pacientes com doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças.

Apesar da maioria dos pacientes se sentir satisfeito com os atendimentos online, houve dificuldades relacionadas as medidas de peso e estatura que não podiam ser aferidas na hora da consulta, somente referidas pelo paciente. Houve ainda contratempos na hora das chamadas aos pacientes, pois alguns não atenderam as chamadas ou pareciam não conseguir ficar atento às informações recebidas por conta de ruídos no ambiente de casa.

Foi criado o grupo intitulado “Viva saudável”, por meio de reuniões semanais na plataforma Google Meet. Este grupo tinha como objetivo promover reeducação alimentar com os participantes por meio de diálogos e atividades realizadas de forma online. Em relação ao grupo online, este não teve o resultado esperado, por conta da ausência dos participantes nos dias dos encontros remotos, mostrando que em algumas situações é melhor o contato presencial com os pacientes. Por isso ele foi recriado de forma presencial, permanecendo até a atualidade de forma quinzenal, com a participação de outros profissionais, não somente de nutrição. Houve ainda a formação de grupos de atendimentos para gestantes e pessoas com doenças crônicas, através do aplicativo Whatssap. Nestes mini-grupos, o nutricionista enviava vídeos e panfletos sobre alimentação e tirava as duvidas dos pacientes. Os grupos foram desativados após os atendimentos retornarem ao modelo presencial, mas tiveram uma boa aceitação e criou um certo vínculo entre os pacientes, que estavam isolados em suas casas neste período. Ainda de forma online, foi criado numa rede social (Instagram) um perfil da residência multiprofissional do município, com publicação de várias informações sobre saúde. Este canal funciona até hoje, sendo continuado pela turma atual de residentes.

Outro projeto realizado foi a Tenda do Cuidado, um grupo terapêutico de relaxamento composto pelos profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia. Os participantes eram os trabalhadores de saúde da UAPS Antônio Jander, que apresentavam sobrecarga emocional durante o período da pandemia. As atividades realizadas eram: Reiki, ventosaterapia, orientação nutricional, aconselhamento psicológico, acupuntura auricular e liberação miofascial. De fato, a tenda do cuidado teve impacto benéfico na rotina dos profissionais de saúde, promovendo sensação de bem-estar e contribuindo para saúde no ambiente de trabalho, sendo este projeto uma inspiração para a implantação do primeiro ambulatório de práticas integrativas e complementares do município em novembro de 2020. De forma presencial, foram realizados os atendimentos multiprofissionais de gestantes em um espaço separado em uma das UAPS, com atendimentos médicos, de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e ainda assistente social, para o cuidado integral da gestante. Neste mesmo espaço, foram feitas salas de espera abordando a higienização das mãos, alimentos, ambiente e ainda cuidados relacionados ao Covid-19. Também eram realizadas consultas compartilhadas com a residência médica, que foram de total relevância para integralidade do cuidado dos usuários.

Finalmente, foi elaborado um folder sobre alimentação para melhora da imunidade e entregue aos profissionais da linha de frente no setor de síndromes gripais. Destacam-se como positivos, a percepção dos pacientes sobre o tele atendimento como forma de cuidado longitudinal e o atendimento às gestantes no pré-natal. As consultas compartilhadas promoveram integralidade do cuidado e troca de experiências entre os profissionais. Os grupos também foram muito benéficos neste período, tendo sua importância na divulgação de informações para o autocuidado e saúde dos pacientes.

Apesar dos desafios, os profissionais de Nutrição conseguiram realizar atendimentos de forma online e atender de forma compartilhada as gestantes, garantindo assim, a universalidade aos usuários do SUS. Além disso, foi possível desenvolver novos projetos como o grupo Viva Saudável e a Tenda do cuidado, tendo impacto positivo na saúde dos usuários e profissionais de saúde.


Objetivos/Resultado esperados:

De forma sucinta, a proposta inicial foi de realizar:

Teleatendimentos de nutrição para os pacientes que tinham encaminhamento para consultas com nutricionista.

Criação de grupos para esclarecimentos de assuntos relacionados a nutrição, através do aplicativo WhatsApp.

Confecção de panfletos com orientações de alimentação para a imunidade para serem entregues pelos profissionais da linha de frente

Atendimento multiprofissional presencial de gestantes em local externo da unidade de saúde

Formação de grupo de educação nutricional online

Realização de salas de espera com assuntos sobre higiene pessoal e dos alimentos

Construção de canais de divulgação de informações nutricionais e de saúde nas redes sociais. Poderia descrever um pouco? comentário está em vermelho abaixo

Projeto Tenda do Cuidado - grupo terapêutico de relaxamento para os profissionais de saúde da UAPS que apresentavam sobrecarga emocional durante o período da pandemia. As atividades realizadas eram: Reiki, ventosaterapia, orientação nutricional, aconselhamento psicológico, acupuntura auricular e liberação miofascial

No que tange o serviço de Nutrição, foram realizadas atividades de tele atendimento à pacientes encaminhados pelos agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros das UAPS, que passavam os dados do paciente e o contato telefônico. Esses atendimentos foram bastante proveitosos, visto que diante do cenário da pandemia, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou uma resolução que aprovou atendimentos online (CFN, 2020). Assim, foi possível continuar realizando o acompanhamento nutricional e traçar metas com os pacientes neste novo modelo de atendimento, com prioridade a pacientes com doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças.

Foi criado o grupo intitulado “Viva saudável”, por meio de reuniões semanais na plataforma Google Meet. Este grupo tinha como objetivo promover reeducação alimentar com os participantes por meio de diálogos e atividades realizadas de forma online. Em relação ao grupo online, este não teve o resultado esperado, por conta da ausência dos participantes nos dias dos encontros remotos, mostrando que em algumas situações é melhor o contato presencial com os pacientes. Por isso ele foi recriado de forma presencial, permanecendo até a atualidade de forma quinzenal, com a participação de outros profissionais, não somente de nutrição.

Houve ainda a formação de grupos de atendimentos para gestantes e pessoas com doenças crônicas, através do aplicativo Whatssap. Nestes mini-grupos, o nutricionista enviava vídeos e panfletos sobre alimentação e tirava as duvidas dos pacientes. Os grupos foram desativados após os atendimentos retornarem ao modelo presencial, mas tiveram uma boa aceitação e criou um certo vínculo entre os pacientes, que estavam isolados em suas casas neste período. Ainda de forma online, foi criado numa rede social (Instagram) um perfil da residência multiprofissional do município, com publicação de várias informações sobre saúde, em que os nutricionistas postaram vídeos e dicas de alimentação saudável, higiene dos alimentos e melhora da imunidade com a alimentação. Este canal funciona até hoje, sendo continuado pela turma atual de residentes.

Finalmente, foi elaborado um folder sobre alimentação para melhora da imunidade e entregue aos profissionais da linha de frente no setor de síndromes gripais. Destacam-se como positivos, a percepção dos pacientes sobre o tele atendimento como forma de cuidado longitudinal e o atendimento às gestantes no pré-natal. As consultas compartilhadas promoveram integralidade do cuidado e troca de experiências entre os profissionais. Os grupos também foram muito benéficos neste período, tendo sua importância na divulgação de informações para o autocuidado e saúde dos pacientes.


Recursos:

Nutricionistas – 3 profissionais, sendo 2 residentes e 1 do nasf

Atendimento multiprofissional presencial – 1 psicóloga residente, 1 assistente social residente, 2 enfermeiras

Materiais - papel A4, impressora laser, máscaras N95, computador, conexão de internet


Resultados alcançados/Impactos:

Satisfação dos pacientes em poder receber atendimentos do nutricionista por telefone, continuidade da atenção nutricional das gestantes, informação sendo divulgada de forma efetiva através das redes sociais, esclarecimento de dúvidas alimentares nos grupos de atendimento online de pacientes.

A transformação do grupo online em um grupo presencial no final da pandemia, já que o primeiro não surtiu muito impacto nos participantes, que preferiram presencial. O grupo presencial permanece até hoje de forma quinzenal, com a participação de outros profissionais, não somente de nutrição.


Desafios:

Apesar da maioria dos pacientes se sentir satisfeito com os atendimentos online, houve dificuldades relacionadas as medidas de peso e estatura que não podiam ser aferidas na hora da consulta, somente referidas pelo paciente. Houve ainda contratempos na hora das chamadas aos pacientes, pois alguns não atenderam as chamadas ou pareciam não conseguir ficar atento às informações recebidas por conta de ruídos no ambiente de casa.

Alguns pacientes as vezes não atendiam as ligações; percebia-se que alguns não se concentravam nas informações pois estavam fazendo os afazeres domésticos; Absenteísmo no grupo online de educação nutricional; questionamento dos pacientes dos grupos de WhatsApp fora do horário de trabalho; a preferência por consultas presenciais por parte dos pacientes e a falta de informações importantes como peso estatura, por não poderem ser aferidas no momento da consulta.

Apesar dos desafios, os profissionais de Nutrição conseguiram realizar atendimentos de forma online e atender de forma compartilhada as gestantes, garantindo assim, a universalidade aos usuários do SUS. Além disso, foi possível desenvolver novos projetos como o grupo Viva Saudável e a Tenda do cuidado, tendo impacto positivo na saúde dos usuários e profissionais de saúde.


Lições aprendidas:

O teleatendimento nutricional foi compatível com esse contexto de pandemia tendo em vista a impossibilidade das consultas presenciais. Os grupos de educação nutricional para gestantes e pacientes crônicos foi interessante pois criou vínculo entre eles e obteve uma boa participação dos usuários.

Em relação a prevenção e tratamento da Covid-19, através do panfleto entregue para os pacientes com sintomas gripais com alimentos para melhorar a imunidade, as orientações dadas nos grupos presencial e online sobre higienização dos alimentos, chás medicinais e alimentação saudável, foram contribuições da nutrição na pandemia.


Acesse o relato em texto completo:

Texto completo

Durante a pandemia do Coronavírus, a Atenção primária à saúde se destinou a oferecer um atendimento emergencial aos portadores de sintomas gripais, com o tratamento dos casos leves e a identificação precoce dos casos graves com encaminhamento para serviços especializados (VALE et al., 2020). Desse modo, fez-se necessário a reorganização dos seus serviços prestados pelo profissional nutricionista a fim de promover o cuidado centrado (BRASIL, 2017). O objetivo deste trabalho é relatar a atuação do nutricionista na atenção primária à saúde no município de Caucaia-CE, no período da pandemia do Corona vírus. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das vivências dos profissionais em Nutrição, na reorganização do serviço de Nutrição nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) durante a pandemia no município de Caucaia-Ceará, no período de março a julho de 2020.

Nas UAPS estudadas, todos os atendimentos agendados foram suspensos, mantendo atendimento apenas de urgência e emergência. Os nutricionistas trabalharam na UAPS dois dias na semana, enquanto nos outros dias, as atividades eram realizadas home office. No que tange o serviço de Nutrição, foram realizadas atividades de tele atendimento à pacientes encaminhados pelos agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros das UAPS, que passavam os dados do paciente e o contato telefônico. Esses atendimentos foram bastante proveitosos, visto que diante do cenário da pandemia, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou uma resolução que aprovou atendimentos online (CFN, 2020). Assim, foi possível continuar realizando o acompanhamento nutricional e traçar metas com os pacientes neste novo modelo de atendimento, com prioridade a pacientes com doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças.

Apesar da maioria dos pacientes se sentir satisfeito com os atendimentos online, houve dificuldades relacionadas as medidas de peso e estatura que não podiam ser aferidas na hora da consulta, somente referidas pelo paciente. Houve ainda contratempos na hora das chamadas aos pacientes, pois alguns não atenderam as chamadas ou pareciam não conseguir ficar atento às informações recebidas por conta de ruídos no ambiente de casa.

Foi criado o grupo intitulado “Viva saudável”, por meio de reuniões semanais na plataforma Google Meet. Este grupo tinha como objetivo promover reeducação alimentar com os participantes por meio de diálogos e atividades realizadas de forma online. Em relação ao grupo online, este não teve o resultado esperado, por conta da ausência dos participantes nos dias dos encontros remotos, mostrando que em algumas situações é melhor o contato presencial com os pacientes. Por isso ele foi recriado de forma presencial, permanecendo até a atualidade de forma quinzenal, com a participação de outros profissionais, não somente de nutrição. Houve ainda a formação de grupos de atendimentos para gestantes e pessoas com doenças crônicas, através do aplicativo Whatssap. Nestes mini-grupos, o nutricionista enviava vídeos e panfletos sobre alimentação e tirava as duvidas dos pacientes. Os grupos foram desativados após os atendimentos retornarem ao modelo presencial, mas tiveram uma boa aceitação e criou um certo vínculo entre os pacientes, que estavam isolados em suas casas neste período. Ainda de forma online, foi criado numa rede social (Instagram) um perfil da residência multiprofissional do município, com publicação de várias informações sobre saúde. Este canal funciona até hoje, sendo continuado pela turma atual de residentes.

Outro projeto realizado foi a Tenda do Cuidado, um grupo terapêutico de relaxamento composto pelos profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia. Os participantes eram os trabalhadores de saúde da UAPS Antônio Jander, que apresentavam sobrecarga emocional durante o período da pandemia. As atividades realizadas eram: Reiki, ventosaterapia, orientação nutricional, aconselhamento psicológico, acupuntura auricular e liberação miofascial. De fato, a tenda do cuidado teve impacto benéfico na rotina dos profissionais de saúde, promovendo sensação de bem-estar e contribuindo para saúde no ambiente de trabalho, sendo este projeto uma inspiração para a implantação do primeiro ambulatório de práticas integrativas e complementares do município em novembro de 2020. De forma presencial, foram realizados os atendimentos multiprofissionais de gestantes em um espaço separado em uma das UAPS, com atendimentos médicos, de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e ainda assistente social, para o cuidado integral da gestante. Neste mesmo espaço, foram feitas salas de espera abordando a higienização das mãos, alimentos, ambiente e ainda cuidados relacionados ao Covid-19. Também eram realizadas consultas compartilhadas com a residência médica, que foram de total relevância para integralidade do cuidado dos usuários.

Finalmente, foi elaborado um folder sobre alimentação para melhora da imunidade e entregue aos profissionais da linha de frente no setor de síndromes gripais. Destacam-se como positivos, a percepção dos pacientes sobre o tele atendimento como forma de cuidado longitudinal e o atendimento às gestantes no pré-natal. As consultas compartilhadas promoveram integralidade do cuidado e troca de experiências entre os profissionais. Os grupos também foram muito benéficos neste período, tendo sua importância na divulgação de informações para o autocuidado e saúde dos pacientes.

Apesar dos desafios, os profissionais de Nutrição conseguiram realizar atendimentos de forma online e atender de forma compartilhada as gestantes, garantindo assim, a universalidade aos usuários do SUS. Além disso, foi possível desenvolver novos projetos como o grupo Viva Saudável e a Tenda do cuidado, tendo impacto positivo na saúde dos usuários e profissionais de saúde.

Equipe


Responsável:
Luisilda Maria Dernier Pinto Martins

Filiação
Prefeitura municipal de Caucaia - CE
Cargo
Nutricionista NASF
E-mail
derniermartins@gmail.com
Currículo


Membros:
Caroline Rolim Bezerra

Filiação
Escola de Saúde Pública do Ceará e lotada na UBS Antônio Jander, Caucaia- CE
Cargo
Nutricionista residente
Formação acadêmica
Nutrição

Antoniel Rodrigues Sousa

Filiação
Escola de Saúde Pública do Ceará e lotado na UBS Antônio Jander, Caucaia- CE
Cargo
Nutricionista Residente
Formação acadêmica
Nutrição

Outras Informações


COLEÇÃO

Saúde Digital

ÁREA TEMÁTICA

Teleatendimento
Telenutrição

Situação da experiência

Concluída

DATAS

Início: 2020-03-01
Fim: 2020-07-30

PAÍS

Brasil

ESTADO/REGIÃO

Ceará

CIDADE

Caucaia

Local

As ações foram realizadas em sete Unidades de saúde – distrito 5 – Caucaia – Ceará Somente uma das unidades ofereceu os atendimentos multiprofissionais presenciais das gestantes, por ser a unidade que tinha a presença dos residentes. Nas outras unidades o atendimento das gestantes foi feito de forma coletiva através do aplicativo Whatssap e também por telefone. Quando a pandemia estava no auge, os profissionais realizavam as atividades remotas de casa.

POPULAÇÃO

Idoso
Adulto
Criança
Gestantes
Usuários da Atenção Primária à Saúde

IDIOMA

Português

Descritores

Atenção Primária à Saúde
Ciências da Nutrição
Telemedicina
Consulta Remota
Saúde Pública

Palavras-chave

Nutrição em Saúde Pública